Notícias


Uergs realiza segunda edição do Concurso de Fotografias Socioambientais, em Tapes

Fotógrafos amadores ou profissionais podem enviar fotografias da cultura e/ou da natureza de Tapes até o dia 31 de agosto
04/07/2021 Texto e foto: UERGS

A Uergs em Tapes está promovendo a segunda edição do “Concurso de Fotografias Socioambientais”. A iniciativa faz parte de um projeto de Extensão que está vinculado à elaboração do Atlas Socioambiental da região, desenvolvido por funcionários docentes, técnicos e de apoio administrativo, discentes e colaboradores da Universidade. Para participar, fotógrafos amadores ou profissionais, maiores de 18 anos, podem enviar fotografias que retratem a cultura e/ou a natureza de Tapes até o dia 31 de agosto. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

O projeto tem como objetivo promover a expressão artística por meio da fotografia e estimular, por meio da produção e apreciação das imagens, a reflexão e valorização do patrimônio cultural de Tapes. 

O concurso foi organizado em duas categorias: antiga e atual. A primeira reúne fotografias sobre o século 20 (período compreendido de janeiro de 1901 a dezembro de 2000) ou épocas anteriores. Já a segunda, refere-se ao material fotográfico do século 21 (período iniciado em janeiro de 2001 e que se estende a dezembro de 2100). 

Além disso, as imagens devem abranger alguma das 10 temáticas propostas: alimentos ou alimentação, aspectos culturais, butiazal, colônia dos pescadores, comunidades tradicionais, flora ou fauna, jardins ou quintais, paisagem local, recursos hídricos e registros históricos.

Cada participante poderá inscrever até três fotografias em cada categoria e não poderá inscrever a mesma imagem em mais de uma categoria. O material fotográfico enviado será avaliado por uma comissão julgadora composta por, no mínimo, três pessoas, escolhidas pela Universidade, com conhecimentos em fotografia e/ou temáticas socioambientais. 

As três imagens mais bem avaliadas de cada categoria serão premiadas com as respectivas fotografias impressas doadas aos autores. Caso ocorra empate entre uma ou mais fotos, o material será reavaliado pela comissão.

As imagens enviadas serão avaliadas com base em três critérios: relação da fotografia com a temática do concurso (cultura e natureza de Tapes), qualidade estética e mensagem transmitida pela pessoa que fotografou. Além disso, é exigido que cada fotografia tenha, no mínimo, 300dpi de resolução.

Após a premiação, será criada uma Mostra Digital em um site que reunirá todas as fotografias selecionadas para avaliação. As imagens que forem premiadas nas categorias ou que se destacarem entre as temáticas, irão ganhar destaque na Mostra.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Para Suélen Costa, docente da Uergs em Tapes e coordenadora do concurso, está sendo um grande aprendizado realizar um evento como este em um formato totalmente remoto. “Estamos tendo que nos reinventar e aprender mais sobre plataformas de divulgação e como alcançar um maior número de participantes, são assuntos fora da minha área de conhecimento, mas, por sorte contamos com a bolsista do projeto, Jennifer Naiff, aluna do curso de Administração, com formação em Publicidade e  Marketing”, conta a docente.


Além dos funcionários e alunos da Uergs que fazem parte da equipe que está elaborando o Atlas Socioambiental do município de Tapes, o Concurso conta com o apoio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Universidade, representado pela professora Rafaela Printes, e da empresa Butiá: Turismo Rural.

De acordo com Suelén, um dos maiores desafios do projeto é instigar a comunidade a fotografar e a divulgar suas fotos em um período em que as pessoas estão mais reclusas em casa. “Participe do 2º Concurso de Fotografias Socioambientais: Cultura e Natureza/Tapes-RS e mostre, através da câmera, sua imagem preferida de Tapes, contribuindo para a preservação, promoção, resgate e difusão das memórias do município”, convida a coordenadora.

As fotografias devem ser enviadas para o a unidade da Uergs em Tapes até o dia 31 de agosto, pelo e-mail: unidade-tapes@uergs.edu.br



MAIS NOTÍCIAS