Notícias


Prefeituras de 60 cidades gaúchas já garantiram vaga para seus professores no Fórum Sesc de Educação

Cultura indígena nas escolas será um dos assuntos e inscrições seguem abertas até 13 de julho
01/07/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Primeiro indígena a receber o título de doutor na UFRGS, Bruno Ferreira Kaingang é um dos palestrantes do Fórum Sesc de Educação promovido pelo Sesc Santa Maria, que ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto.

Com um trabalho reconhecido na área da educação indígena, Ferreira é um defensor de um modelo de escola intercultural, que respeite os processos próprios de construir conhecimentos dos povos originários do Brasil. Em sua palestra, no primeiro dia do evento, ele falará sobre como trabalhar esse assunto nas escolas regulares, valorizando e considerando suas histórias e culturas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Com o tema História e Cultura Indígenas e Afro-brasileiras na Escola: Percursos e Desafios, o fórum também terá palestras sobre Culturas Afro-Brasileira, ministrada por Maria Rita Py Dutra; e Diversidade no Cotidiano Escolar, com Rossandro Klinjey.

As prefeituras que tiverem interesse em proporcionar a atividade para a sua rede escolar devem entrar em contato com o Sesc Santa Maria até 13 de julho, pelo telefone (55) 95423-6338, com Fabrícia Perini, e (55) 98428-4480, com Flávio Dias.

Já estão confirmados para o evento professores de 60 municípios gaúchos, entre eles das regiões de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Farroupilha, Frederico Westphalen, São Borja e Viamão, entre outros  (Abaixo a lista completa dos municípios já inscritos para a atividade).

Fórum Sesc de Educação - Santa Maria

Data: 3 a 5/08 (Terça a Quinta-feira)

Horário: 19h às 21h

Informações e inscrições para prefeituras: até 13/07, pelos telefones (55) 95423-6338 (com Fabrícia Perini) ou (55) 98428-4480 (com Flávio Dias)

Programação:

3/08 (Terça-feira)

Tema: Cultura Indígena

Palestrante: Bruno Ferreira Kaingang - é especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia-EST e pesquisador em políticas públicas para a educação escolar indígena e em processos próprios de aprendizagem das crianças indígenas. Com indicação de tese destaque para concorrer ao Prêmio Capes e recomendação para publicação de seu trabalho, Bruno Ferreira Kaingang recebeu conceito A, quando defendeu sua tese de doutorado no PPG em Educação da UFRGS, tornando-se o primeiro indígena a receber título de doutor pela Universidade.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

4/08 (Quarta-feira)

Tema: Cultura Afro-brasileira

Palestrante: Maria Rita Py Dutra - é doutora em Educação pela UFSM, na área de Políticas Públicas, na qual realizou a pesquisa Cotistas Negros da UFSM e o Mundo do Trabalho, e Mestra em Ciências Sociais pela mesma universidade, na área de Instituições, Cultura e Globalização. Possui especialização em Supervisão Escolar (FAPAS) e licenciatura em Pedagogia (UFRGS).

5/08 (Quinta-feira)

Tema: Diversidade no Cotidiano Escolar

Palestrante: Rossandro Klinjey - é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor de vários de livros, é consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

* Lista de municípios inscritos até 21 de junho:

Bagé

Hulha Negra

Candiota

Bento Gonçalves

Guaporé

Vila Flores

Protásio Alves

Fagundes Varela

Nova Prata

Cotiporã

São Valentim do Sul

Serafina Corrêa

Cachoeirinha

Farroupilha

Frederico Westphalen

Palmitinho

Boa Vista das Missões

Dois Irmãos das Missões

Erval Seco

Taquaruçu do Sul

Caiçara

Irai

Lageado do Bugre

Novo Tiradentes

Jaboticaba

Arvorezinha

Canudos do Vale

Colinas

Doutor Ricardo

Ilópolis

Formigueiro

Quevedos

Dilermando de Aguiar

Pinhal Grande

Itaara

Toropi

Santiago

Júlio de Castilhos

Jari

São Martinho da Serra

São Miguel das Missões

Ubiretama

Senador Salgado Filho

Mato Queimado

Cerro Largo

Eugênio de Castro

Giruá

São Borja

Unistalda

Tupandi

Bom Princípio

Santa Clara do Sul

Gramado Xavier

Passo do Sobrado

Paverama

Mato Leitão

Vera Cruz

Rio Pardo

Capivari do Sul

Viamão

MAIS NOTÍCIAS