Notícias


Deputado Faisal Karam faz balanço dos 100 dias de mandato

Neste período, Faisal propôs o projeto de lei que torna permanente o ensino híbrido, online e presencial
01/07/2021 Por Camila Leite Martins - Foto: Joel Vargas / Divulgação

O deputado estadual Faisal Karam (PSDB) completa neste sábado, dia 3 de julho de 2021, cem dias na Assembleia Legislativa. O deputado esteve em 100% das sessões plenárias, apresentou seis projetos de lei, é presidente da Frente Parlamentar de Obras nas Escolas e atua como relator na CPI dos medicamentos da Covid-19.

Neste período, Faisal propôs o projeto de lei que torna permanente o ensino híbrido, online e presencial, nas instituições e redes escolares públicas, privadas, comunitárias e confessionais.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Este sistema híbrido vem para suprir lacunas, desde cargas horárias, novas tecnologias, novas formações, mas principalmente, um novo aluno frente às exigências do mercado de trabalho e de suas relações”, destaca o parlamentar.

Outro projeto para qualificar o ensino protocolado pelo deputado, torna público em cada escola da rede estadual, mediante fixação em local visível, o resultado do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), uma forma de oportunizar aos pais e à comunidade escolar, o direito de saber, de maneira objetiva, os resultados da escola. Faisal também propôs o atendimento dos filhos das estudantes que frequentam as escolas da rede estadual, o Mamãe vai à escola e eu também.

“Sabe-se que é urgente e possível dar continuidade a escolarização das meninas que engravidam e têm filhos. O projeto ofertará condições de acesso e permanência na escola a essas mamães”, diz o deputado.

Os temas relacionados à educação sempre estiveram no foco do parlamentar. O deputado apresentou a Frente Parlamentar “Obras nas escolas estaduais” com o intuito de debater, analisar e buscar alternativas para contribuir com a qualidade dos espaços. Outra iniciativa, é a Frente Parlamentar

“Serviços sociais e de psicologia nas escolas” que tem o objetivo de analisar a situação atual de pandemia e promover um levantamento da necessidade de assistência psicológica e serviços sociais nas escolas. O trabalho busca encaminhar sugestões visando o momento de pandemia e outros temas vividos pela comunidade escolar.

O deputado também protocolou projeto que declara o município de Campo Bom a “Capital Estadual das Ciclovias”. Conforme a justificativa, Faisal ressalta que Campo Bom teve a primeira ciclovia da América Latina, cerca de sete mil metros de extensão, construída em 1977. O parlamentar também destaca a indústria de calçados através da Medalha da 55ª Legislatura onde homenageará, Claudio Ênio Strassburger, pioneiro na exportação de calçados na década de 60. E propõe o reconhecimento do Largo Irmãos Vettel como relevante interesse cultural, econômico e turístico do Estado.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Com o objetivo de valorizar a contribuição do Povo Árabe ao Estado do Rio Grande do Sul, o deputado Faisal Karam (PSDB) propõe o PL 160/2021 que institui o Dia do Povo Árabe no Estado do Rio Grande Do Sul. A proposta é incluir no calendário de eventos do Estado, a comemoração no dia 18 de agosto, data escolhida para lembrar a atuação pioneira do médico Ivo Abrahão Nesralla, de origem libanesa.

O parlamentar passou a integrar três comissões, a de Cidadania e Direitos Humanos, de Segurança e Serviços Públicos e de Defesa do consumidor e contribuinte.

Além disso, é relator da CPI instaurada para investigar os aumentos dos preços dos medicamentos e insumos utilizados no tratamento dos pacientes da Covid-19 no RS. Ao longo de 120 dias, representantes do setor público e privado serão ouvidos. Até agora foram 17 municípios visitados, 24 hospitais e 49 oitivas.

Faisal Karam também votou favorável em projetos importantes para o Estado, como a criação do auxílio emergencial gaúcho, a redução de taxas do Detran, ao incentivo à pesquisa e inovação, projeto para atualização do Fundopem e a proibição de corrida de cães no Rio Grande do Sul.

MAIS NOTÍCIAS