Notícias


Deputado Marenco coordenará Comissão de Representação Externa sobre plano de carreira da BM

Esta é uma demanda antiga da corporação, pois, desde 1997, os praças não conseguem progredir na carreira
29/06/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divisão de fotografia

Foi instalada a Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa para Implantação do Plano de Modernização de Carreira da Brigada Militar, a ser coordenada pelo deputado Luiz Marenco (PDT).

Aprovada em Plenário na última terça-feira, a comissão deverá tratar, junto ao Poder Executivo, da efetiva implantação do plano de modernização da carreira de nível médio da Brigada Militar. Esta é uma demanda antiga da corporação, pois, desde 1997, os praças não conseguem progredir na carreira e seguem, anos a fio, com os mesmos vencimentos, muitos chegando a se aposentar com a mesma faixa salarial de quando ingressaram na Brigada.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Recentemente, o Departamento Administrativo da instituição realizou um censo entre os 18 mil integrantes da corporação. A pesquisa revelou que 77% dos brigadianos de nível médio disseram estar insatisfeitos com a carreira, dos quais 34% disseram estar muito insatisfeitos, e 23% dos entrevistados relevaram que desejam mudar de profissão.

Entendendo como de suma importância o reconhecimento e a valorização daqueles que estão na linha de frente para garantir a segurança da população, o deputado Luiz Marenco propôs essa comissão à Mesa Diretora da Assembleia.

O objetivo maior é servir como uma ponte entre as entidades de classe e o governo e dar celeridade à tramitação do projeto para que ele seja remetido o quanto antes ao Parlamento para apreciação. Além disso, diante da grande rejeição por parte da tropa ao CTSP (forma atual de promoção), pretende-se questionar a realização do concurso previsto para este ano.

“A proposta que foi remetida ao governo é vantajosa para todos. Para o Estado, trata-se de uma alternativa viável para a regularização do déficit previdenciário. Já para brigadianos e brigadianas de nível médio, representa motivação, esperança e justiça, uma vez que a categoria está, há mais de 20 anos, em um verdadeiro limbo, sem perspectivas de progredir na carreira”, salienta Marenco.

O Plano de Modernização foi elaborado a partir de muito diálogo com a classe e garante isonomia, fluidez e igualdade de condições aos 12385 policiais militares de nível médio, a única categoria de servidores estaduais que depende de aprovação em concurso interno - com número de vagas indefinidas e calendários de realização incertos - para promoções.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Há um cenário raro de consenso em torno da criação de um plano de carreira para os praças, que conta com a adesão da grande maioria dos policiais militares, das associações de classe, do comandante-geral da Brigada, além de um amplo apoio político e da sociedade. Precisamos agora ter clareza quanto ao seu calendário de execução e colocá-lo logo em votação na Assembleia, se possível ainda este ano”, afirma o deputado.

As Comissões de Representação Externa destinam-se a tratar de assuntos relevantes, de comoção interna ou de calamidade pública e são constituídas por cinco membros, indicados pelo presidente da Assembleia. Elas têm duração de 30 (trinta) dias, contados da data de sua instalação, para apresentar o relatório de suas atividades. No ato de hoje, foram empossados os seguintes parlamentares como membros titulares da Comissão:

Luiz Marenco (PDT) – Coordenador
Jeferson Fernandes (PT)
Beto Fantinel (MDB)
Frederico Antunes (PP)
Dirceu Franciscon (PTB)

MAIS NOTÍCIAS