Notícias


Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica será lançada na segunda, dia 28 de junho

O evento pode ser acompanhado pelas redes sociais da Assembleia Legislativa
27/06/2021 Por Marcela Santos – Foto: Divulgação

Na segunda-feira, dia 28 de junho de 2021, às 14h, será lançada em evento híbrido, a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica da Assembleia Legislativa. O evento pode ser acompanhado pelas redes sociais da Assembleia e dos deputados proponentes, Valdeci Oliveira (PT) e Zé Nunes (PT).

O objetivo é promover debates e reforçar a importância do cuidado e investimento na saúde mental da população gaúcha. A criação da Frente foi amparada e subscrita por documento encaminhado pelo Fórum Gaúcho trazendo a assinatura de 72 entidades e representações do Estado, municípios e país.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
Segundo Zé Nunes, além de lutar pela ampliação dos financiamentos públicos, é preciso garantir as conquistas até agora asseguradas pela lei da reforma psiquiátrica e pelas duas décadas de atuação do Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

"Somente aqui no Estado a mudança na legislação proporcionou a criação de aproximadamente 270 serviços especializados, além de diversas ações de cuidado na atenção básica e rede hospitalar presentes em todas as regiões do Rio Grande do Sul, sem abrir mão do direito humano à liberdade. Mas toda essa estrutura está correndo um sério risco devido ao subfinanciamento, aos constantes cortes orçamentários e aos ataques preconceituosos daqueles que defendem o confinamento em definitivo dos pacientes. Essas conquistas precisam ser defendidas diariamente, e a Frente terá um papel fundamental como agente aglutinador dessas ações", assinala.

Conforme Valdeci, os trabalhos buscarão avançar a sequência de ações elaboradas pela Frente coordenada pelos ex-deputados Adão Villaverde e Stela Farias na legislatura passada, a qual fora extinta por conta das normas do Regimento Interno da Casa.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

"A conjuntura hoje é outra, em que o desmonte da saúde pública é ainda mais grave, principalmente porque ele vem se dando num cenário de pandemia, de aumento de demanda e de corte substancial de recursos. Somente a PEC 95 vem, desde 2017, retirando anualmente bilhões da área da saúde, o que reflete negativa e diretamente na redução das políticas públicas, principalmente àquelas relacionadas à saúde mental da população", avalia o parlamentar.

Quando prefeito de São Lourenço, Zé Nunes liderou políticas públicas para esta área. Na época, ampliou e qualificou os CAPS, e estimulou a estruturação da rede para o cuidado das pessoas em sofrimento desde as Unidades Básicas de Saúde até a Internação Hospitalar. Além disso, criou o Mental Tchê, o maior evento de Saúde Mental do Brasil que, na época, reunia usuários, familiares, profissionais, estudantes, residentes e simpatizantes da Luta Antimanicomial.

“Somos contrários à promoção do sofrimento e da exclusão em nome da lucratividade, e da ruptura com um processo de construção de uma forma de tratamento, atenção e cuidado singular e contínuo, em rede e com base comunitária”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS