Notícias


Moção de Pesar, pelo falecimento da Dra. Scheila Thofehrn, é apresentada pelo Ver. Neco, em Camaquã

Médica contribuiu para evolução da medicina no campo de Nefrologia de Camaquã
26/06/2021 Redação Portal de Camaquã – Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 26 de junho de 2021, o Ver. Neco encaminhou à Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã, a Moção nº 45 de 2021, de pesar, pelo falecimento da Dra. Scheila Pretto Almeida Thofehrn.

Essa moção será lida no expediente da 22ª Sessão Ordinária, da Câmara de Vereadores de Camaquã, e após será encaminhada aos familiares da Dra. Scheila.

Sobre a Dra. Scheila

A Dra. Scheila, formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, em 1985, e em seguida aprovada no Programa de Residência de Clínica Médica Hospital de Clínicas de Porto Alegre, após ingressou no Programa de Residência Médica em Nefrologia da Universidade Federal de Pelotas, o qual finalizou em 1988, neste mesmo ano veio morar em Camaquã, onde iniciou a sua atividade médica em 1989 com atendimento em consultório e como membro do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora Aparecida na especialidade de Nefrologia.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Em 12 de abril de 1990 realizou a primeira sessão de hemodiálise na Nefroclínica - clínica em que é a responsável-técnica até a presente data. Em reconhecimento a atuação da Nefroclínica ao longo dos anos, recebeu diversas e significativas distinções, através de troféus Imagem News 2000 e Clave do Sol 2000 (Porto Alegre), Top of Business 2001 (São Paulo), além de Prêmios Consagração Pública por diversos anos consecutivos e Personalidade do Ano em 2010.

Em 1996, foi realizado o primeiro transplante renal num paciente da Nefroclínica. O procedimento cirúrgico ocorreu no Complexo Hospitalar da Santa casa de Misericórdia de Porto Alegre e desde esta ocasião já foram realizados diversos transplantes.

E, em 2009, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e amparar o paciente doente renal crônico participou juntamente com pacientes e seus familiares da criação e fundação da Associação dos Pacientes Transplantados e Renais Crônicos de Camaquã e Região Centro-Sul - ATC.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Em parceria com essa entidade participou de várias atividades entre elas destaca-se diversas palestras e Campanhas de Prevenção da Doença Renal Crônica e Doação de órgãos.

Todo esse envolvimento oportunizou que Camaquã se tornasse a Cidade Amiga do Rim consolidada através da Lei Municipal 1605/2011 que instituiu o dia 12 de abril como o Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica, data em que foi realizada a primeira sessão de hemodiálise.

Ainda, como voluntária coordenou na região Centro-Sul várias campanhas do Dia Mundial do Rim desde 2006, sendo em cada ano desenvolvidos diferentes temas de acordo com a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e Federação Internacional de Fundações Renais(IFKF).

No ano de 2019 recebeu o titulo de Cidadã Camaquense, com muito mérito, pois prestou grande contribuição ao nosso município. 

MAIS NOTÍCIAS