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Usuários acusam Claro NET de limitar a conexão de internet banda larga

Parece que o medo da conexão limitada voltou a esquentar a cabeça dos assinantes da operadora, entenda
26/06/2021 Pexels from Pixabay

No dia 18 de junho de 2021, usuários da internet residencial da Claro, a Claro NET e a Claro Fibra, acusaram a operadora de limitar a conexão de seus assinantes. O tópico, que chegou a ser noticiado pela imprensa, ressuscitou um assunto que andava meio morto nos dias atuais e que sempre gera polêmica entre os consumidores de serviços de telecomunicações. 

Ao que tudo indica, tudo começou quando três assinantes da Claro Internet compartilharam em uma rede social a experiência que estavam tendo com a operadora, e por acaso, todas elas eram semelhantes. Todos os três tiveram suas velocidades (que é uma média de 200Mbps) reduzidas para 40 Mbps. A redução da velocidade aconteceu após o trio atingir a marca de 4 Terabytes de tráfego. 

Um dos responsáveis pelo alto volume de gigas é o XboX Series S, que é tipo uma “Netflix” dos consoles de videogames. O consumo foi gerado pelos constantes downloads de jogos feitos na plataforma. Após constatarem em um teste de velocidade que a conexão tinha sido diminuída pela operadora, os clientes entraram em contato com a Claro NET solicitando que uma visita técnica fosse feita para que o problema fosse resolvido, uma vez que a velocidade não voltava ao normal. 

Durante a visita, os profissionais da operadora fizeram uma espécie de “investigação” na residência dos clientes, com o objetivo de constatar que não havia uso irregular da internet banda larga na casa dos usuários. Um dos consumidores, conforme relato, chegou a colocar dois roteadores para ver se o problema era solucionado, no entanto sem sucesso. 

De acordo com o Tecnoblog, responsável por uma das veiculações do caso na imprensa, nos contratos de internet banda larga da Claro existe a previsibilidade de franquias de internet, embora a operadora não deixe muito evidente essa observação quando faz as divulgações de planos aos seus clientes. 

Em nota, a Claro S.A esclareceu que a operadora não pratica a redução da internet e muito menos faz a interrupção dos serviços contratados por seus clientes. Fontes anônimas ligadas à Claro contradizem o comunicado oficial. Segundo elas, existe um padrão da operadora em limitar o uso expressivo da banda larga, mas essa informação nunca é repassada aos assinantes. 
Conforme apuração, o trio que serviu como forma de comprovar essa limitação de dados feita pela Claro continuam com suas velocidades reduzidas, sem previsão de retorno. Um dos envolvidos descobriu, por meio da ouvidoria da operadora, que seu nome está em um tipo de lista na qual a Claro inclui clientes com algum tipo de bloqueio ou restrição de internet.  

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