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Números de reclamações sobre serviços de telecom caí 28,4% em maio

Dados foram divulgados pela Conexis Brasil Digital e é uma comparação com o mesmo período do ano anterior, usuários de TV por assinatura foram os que menos registraram queixas
26/06/2021 Foto: Niek Verlaan por Pixabay

Segundo dados coletados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e divulgados no último dia 17 de junho pela Conexis Brasil Digital, o número de reclamações sobre serviços de telecom do Brasil, como internet banda larga e TV por assinatura, caiu 28,4% em maio, quando comparado com o mesmo período no ano anterior. Ao todo, 2020 registrou cerca de 266,1 mil reclamações, desde lá esse número já caiu para 190,6 mil - uma redução de 75,5 mil queixas. No mês de abril, essa redução no número de reclamações já tinha atingido 24,8%.

De maneira geral, todos os serviços apresentaram uma melhora nos últimos 12 meses. Mas a TV por assinatura registrou a maior queda, com um índice de reclamações que chegava até 49,5%, com 27 mil reclamações registradas, para apenas 13,6 mil até o momento. A segunda maior queda foi entre os serviços de internet banda larga, como a Oi Fibra e a Vivo Fibra, que tiveram uma queda de 36,6% (de 73,2 mil para 46,3 mil reclamações). Os números da telefonia fixa tiveram uma redução de 24,9%, saindo de 128,3 mil para 96,3 mil queixas.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, que reúne todas as operadoras do Brasil, essa tendência de queda tem relação direta com o empenho das operadoras em manter a conectividade no Brasil, minimizando ao máximo o impacto negativo da crise econômica pela qual o país está passando, sustentando a transformação digital das empresas e das cidades como um todo. “Precisamos destacar avanços nas medidas de autorregulação, como a plataforma Não Me Perturbe, que permite bloquear ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de bancos, além disso podemos atribuir essa tendência de queda também à entrada em funcionamento, desde agosto do ano passado, das ouvidorias das prestadoras”, afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Atualmente, o setor de telecomunicações brasileiro registra cerca de 320 milhões de acessos, que são distribuídos entre os usuários dos serviços de internet banda larga, telefonia móvel e fixa, além dos assinantes de TV por assinatura. 

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