Notícias


Corpo de Bombeiros doa caminhão de combate a incêndio aos bombeiros voluntários de Santo Cristo

É a primeira vez que a corporação repasse veículo de emergência para uma unidade de Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro
24/06/2021 Ascom CBMRS | Edição: Secom - Foto: Divulgação CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, na manhã da terça-feira, dia 22 de junho de 2021, a entrega de um caminhão de combate a incêndio ao Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) do município de Santo Cristo, na Região das Missões.

A viatura Auto Bomba Tanque (ABT) foi destinada ao município por meio de termo de doação viabilizado por esforços da corporação e do Ministério Público Estadual (MP). É a primeira vez que o CBMRS repasse um veículo de emergência a uma unidade de bombeiros voluntários.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A solenidade que marcou a assinatura do termo de doação pelo comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, e pela vice-prefeita de Santo Cristo, Loreci Anastácia Finger Riewe, foi o desfecho de um longo processo de regularização que já durava quatro anos.

O empenho por parte da corporação reforça o interesse na parceria com os SCABs, devidamente regulamentados e com ações desenvolvidas de forma supletiva, sob credenciamento e fiscalização do órgão com competência constitucional para a atividade.

O início do processo se deu com a regularização no emplacamento da viatura, sem sucesso pela via administrativa. Uma ação civil pública foi, então, ajuizada pelo MP e obteve sinal verde para o cadastramento do caminhão na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Desta forma, com o Renavan do veículo atualizado, realizou-se a vistoria para regularização e emplacamento, com deliberação de destinação para o município de Santo Cristo.

“Pela primeira vez o Corpo de Bombeiros Militar está entregando ao Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro de Santo Cristo uma viatura oriunda da nossa instituição, com a finalidade de apoiar todas as atividades de combate a incêndio que o SCAB realiza na sua comunidade. Esta é a primeira viatura, de muitas, que nós queremos destinar aos SCABs que estão devidamente credenciados com o CBMRS e conveniados com o Estado”, disse o coronel Bonfanti.

O SCAB de Santo Cristo teve sua situação regularizada em 2020, mas trabalha junto ao CBMRS desde 2018 para a transferência desta viatura de emergência. “Hoje o município de Santo Cristo recebe este importante bem para a preservação de vidas e patrimônios. Somos muito gratos ao governo do Estado e ao CBMRS por este caminhão que, com certeza, salvará vidas”, comentou a vice-prefeita.

O ABT, que até pouco tempo era o segundo carro de combate da sede do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (11º BBM), em Santo Ângelo, teve motor reformado, com encarroçamento e bomba d’água novos, e está em perfeito funcionamento. O investimento foi de R$ 20.861,00, com recursos de custeio do CBMRS, entre peças e mão de obra.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A viatura também já está personalizada com layout definido pelo CBMRS para os SCABs. O veículo modelo L1113, com ano de fabricação original de 1982, tem capacidade para 5 mil litros de água e será empregado nas atividades de bombeiro, contribuindo para a prestação de um serviço essencial à população não só de Santo Cristo, mas também de municípios vizinhos da Região das Missões.

Os bombeiros civis voluntários podem desenvolver atividades de bombeiro, somando-se ao efetivo das guarnições militares, desde que devidamente regularizados junto ao CBMRS. Para reforçar o serviço operacional, os integrantes de SCABs realizam treinamentos e instruções ministrados por militares do CBMRS, com custo zero aos participantes, tampouco aos municípios. No momento, existem dez SCABs devidamente cadastrados e regularizados no Rio Grande do Sul, além de 23 em processo de regularização.

Para mais informações referentes ao SCAB e suas legislações, acesse no site do CBMRS, no menu Serviços e Informações, o link Serviço Civil Aux. de Bombeiro. 

MAIS NOTÍCIAS