Notícias


Próximo concerto da OSPA é chance de ouvir obra rara de Brenno Blauth e Quarta Sinfonia de Beethoven

Maestro Emiliano Patarra, de São Paulo, é o convidado do evento do dia 26 de junho
23/06/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

O quarto concerto da Série Casa da OSPA destaca uma obra do compositor gaúcho Brenno Blauth que até hoje teve pouquíssimas execuções e também uma das sinfonias menos conhecidas do mestre alemão Ludwig van Beethoven, a quarta.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe como convidado direto de São Paulo o maestro Emiliano Patarra, diretor artístico da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e da Orquestra GRU Sinfônica e diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Pela primeira vez nesta temporada haverá um solo de sopro, com o flautista da OSPA Henrique Amado. O concerto é neste sábado, 26 de junho, às 17h, com transmissão online e público limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso é a doação de 1kg de alimento perecível (mais detalhes no serviço).

O concerto representa uma oportunidade única de ouvir a obra “Concertino para flauta e orquestra de cordas”, de Brenno Blauth (1931 - 1993). Após a estreia, em 1975, no Rio de Janeiro, a peça só foi executada duas ou três vezes e não possui gravação conhecida. Sendo assim, a filmagem do concerto do próximo sábado, que permanece disponível no YouTube após a transmissão ao vivo, pode ser o primeiro registro da música deste importante compositor gaúcho que se tornou referência nas salas de concerto brasileiras.

O concertino é novidade até para o flautista Henrique Amado, que será o solista da apresentação. Ele reforça a sua importância: “É uma obra muito relevante para o repertório da flauta transversal. Apesar de ser muito explorado na música brasileira, não tem muitos concertos escritos para solistas deste instrumento”.

“O Brenno Blauth é um compositor absolutamente genial que a gente conhece muito pouco, então estamos resgatando a importância da escola de composição do século XX no Brasil e no Rio Grande do Sul. Fazer a revisão e divulgar o ‘Concertino’, registrar para que mais orquestras possam tocar, é uma atitude decisiva e fundamental”, comenta o maestro Emiliano Patarra.

Ainda em clima de comemoração aos 250 anos de Ludwig van Beethoven (1770-1827), celebrados em 2020, a OSPA viaja até a Europa do século 19 na segunda parte do concerto para executar “Sinfonia nº 4 em Si bemol maior, Op. 60”. A peça estreou em 1807, sob regência do próprio Beethoven, em Viena. Menos badalada do que as sinfonias mais ambiciosas do músico, a obra chama a atenção por sua introdução lenta e misteriosa. Na opinião de Patarra, “a quarta sinfonia é um tesouro a ser descoberto”. Ele lembra que a peça era a preferida de vários compositores do romantismo, como Felix Mendelssohn (1809-1847).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Sobre Emiliano Patarra

Formou-se em regência pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), sob a orientação do maestro Roberto Duarte. Aperfeiçoou-se no Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina), com o maestro Guillermo Scarabino, e na Orquestra Sinfônica de Concepción (Chile), com o maestro Luís Gorelik. Foi regente assistente e coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, fundador e diretor musical do Núcleo de Ópera da FASM, produtor executivo e diretor musical do Festival Música Nova e fundador e regente titular da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, além de diretor artístico do Theatro entre 2012 e 2014. Atualmente é diretor artístico da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e da Orquestra GRU Sinfônica, das quais é fundador, além de diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos e professor de regência na FASM há 20 anos.

Sobre Henrique Amado

Formou-se bacharel em Música com Habilitação em Flauta pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), sob instrução de Jean Noel Saghaard, em 2010. Aperfeiçoou-se em cursos e participou de festivais no Brasil, Alemanha e Holanda. Foi músico de orquestras jovens, como a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Atuou como flautista em musicais, entre eles “O Rei e Eu”, “O Rei Leão”, “My Fair Lady”, “Wicked” e “Les Misérables”. Foi membro da Companhia de Ópera Curta por 10 anos e flautista/piccolista da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo. Como solista, já se apresentou à frente de diversas orquestras. Desde 2017, é flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Terceiro concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

Blauth & Beethoven

Quando: 26 de junho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não será permitido após o início do concerto).

Onde: Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.

Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (24), às 12h, até sexta-feira (25), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto.

Bilheteria física*: Casa da OSPA, na sexta-feira (25), das 12h às 17h, e no sábado (26), das 9h até o horário do concerto. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

MAIS NOTÍCIAS