Notícias


Brigada Militar desencadeou a Operação Hoplitas no final de semana

Foram empregados 3.620 Policiais Militares e 1.014 viaturas, além do apoio de 75 agentes e 35 viaturas de outros órgãos em apoio
23/06/2021 Texto e Foto: Brigada Militar
Anterior Próximo

Nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2021, a Brigada Militar deu início à Operação Hoplitas. Vocacionada ao enfrentamento de delitos violentos cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da instituição com o fim de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário especialmente selecionados a partir de análise criminal.

Para atingir o objetivo, a Brigada Militar lançou na atividade de policiamento ostensivo recursos humanos ordinariamente utilizados em demandas administrativas. Também reforçaram a operação militares estaduais da Força Tática dos Batalhões de Polícia Militar com responsabilidade  territorial, das unidades de Polícia de Choque, do Batalhão de Aviação e do Batalhão de Operações Especiais.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados “hóplon”, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando
lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo.

Com essa inspiração, o Comando-Geral da Brigada Militar organiza mais uma ação em prol da sociedade gaúcha contra a criminalidade.

Foram empregados 3.620 Policiais Militares e 1.014 viaturas dos 16 Comandos Regionais, Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e Metropolitano (CPM), com apoio dos comandos especializados (Ambiental, Rodoviário e de Choque), 03 aeronaves do Batalhão de Aviação (BavBM), além do apoio de 75 agentes e 35 viaturas de outros órgãos em apoio.

A operação foi realizada em 228 municípios do estado conforme priorização da inteligência, onde foram abordadas 7.617 pessoas; sendo 125 estrangeiros; 331 pessoas foram presas em flagrante delito, sendo dois estrangeiros e outros dois em cumprimento de mandado judicial; 28 foragidos
foram capturados e 16 menores apreendidos.

Durante os três dias de Operação ainda foram registrados 443 Termos Circunstanciados e 1.473 pessoas envolvidas em 819 ocorrências policiais foram atendidas.A “Hoplitas” fiscalizou 124 estabelecimentos, 2.829 veículos, 8 embarcações; apreendeu 11 quilos de drogas e 411 unidades de drogas sintéticas. Também retirou de circulação 26 armas de fogo, além de 33 armas brancas. Durante as ações foram apreendidos R$ 23.715,54.

A Operação Hoplitas será executada conforme as análises criminais do Comando-Geral da Brigada Militar e integração com mais órgãos da segurança pública para ampliação dessa rede de proteção social.

MAIS NOTÍCIAS