Notícias


Senar-RS promove formação de 14 horas para quem quer produzir carne ovina

Curso Terminação de Cordeiros é oferecido em formato semipresencial
23/06/2021 Padrinho Agência de Conteúdo | Tatiana Py Dutra - Foto: Wenderson Araujo/Trilux

De grande importância econômica em vários países do mundo, a produção de carne de ovina ainda tem muito espaço para crescer no Brasil.

O consumo interno desse tipo de proteína ainda é tímido: o brasileiro come, em média, 400 gramas de carne de ovinos ao ano, contra 15 quilos de carne suína, por exemplo. Mas a demanda pelo produto é constante, o que pode ser uma oportunidade de negócio para produtores rurais.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Para estimular o setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) está oferecendo um novo curso na modalidade semipresencial: Terminação de Cordeiros. É uma formação de 14 horas (10 on-line e quatro presenciais, na casa do produtor), nas quais os participantes receberão informações teóricas e práticas sobre como entregar uma carne de qualidade ao mercado.

“No curso, os produtores aprendem as demandas do consumidor, o que o mercado está buscando em relação a qualidade da carcaça, tamanho, quantidade de gordura ideal e como chegar a isso. Então eles vão aprender sobre raças de ovinos, influência de cruzamentos, sistemas de produção e nutrição desses animais desde o nascimento até o abate”, explica o técnico em formação profissional rural do Senar-RS, Pedro Faraco.

A formação, segundo Faraco, também envolve a introdução de estratégias e técnicas de manejo na criação que ajudem o produtor a reduzir custos, buscando uma rentabilidade na atividade.

Público-alvo
 
O curso semipresencial Terminação de Cordeiros tem como público-alvo pessoas ligadas à ovinocultura ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais e profissionais do setor, envolvidos diretamente ou indiretamente com atividades rurais.

Quem estiver interessado em participar deve entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município ou de sua região, e solicitar a participação no programa. De acordo com a demanda, um técnico será designado para ministrar as aulas.

MAIS NOTÍCIAS