Notícias


A guasqueria mergulha no mundo virtual

A arte gaúcha ganha websérie documental com dez episódios com estreia nesta terça, dia 22, em canal do YouTube
22/06/2021 Satolep Press – Foto: Divulgação

A guasqueria é um patrimônio imaterial. Transformar o couro - essência do pampa, em aperos e apetrechos, é uma arte. Através do projeto “Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro”, os pelotenses Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, espraiam o resultado de suas pesquisas de usos e costumes da cultura gaúcha para o mundo virtual.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O trabalho desenvolvido há duas décadas pelo casal foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

Para convidar o público a viajar nas origens deste secular ofício será produzido uma websérie documental, dividida em dez episódios. A estreia acontece nesta terça-feira, dia 22, às  18h, com o episódio “O couro na cultura pampeana”, disponibilizado no You Tube. “Nosso objetivo é levar o ofício da guasqueria a novos públicos, contando um pouco desta longa história e demonstrando as técnicas através da internet”, destaca Fernanda.

Os episódios traçam a trajetória da presença do couro na cultura pampeana, passando pelo surgimento do ofício de guasqueiro, as ferramentas utilizadas, peças específicas e todos os detalhes da arte em couro cru no apero crioulo. “Estamos falando de uma das primeiras e mais tradicionais manifestações artísticas do sul do Brasil, atividade que fez parte da formação da identidade do povo que hoje é chamado gentilicamente de gaúcho”, complementa Rodrigo.

As gravações ocorreram em Gramado e os vídeos terão legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, em Gramado - local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas a formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.

Serviço:

Projeto: Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro

Estreia dia 22 de junho, às 18h, com o episódio “O couro na cultura pampeana”.

Inscreva-se e acompanhe os episódios no canal do projeto no You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCSB9kkAi9ZY_P2vApL0qCuw

Episódio 1: “O couro na cultura pampeana”.

Episódio 2: “O Ciclo do Couro - O Surgimento das Vacarias e a Caça ao gado chimarrão”.

Episódio 3: “O Ciclo do Couro II - A bota de garrão e o chapéu pança”.

Episódio 4: “O Ciclo do Couro III - O couro no período de formação do gaúcho”.

Episódio 5: “O Ciclo do Couro IV – A pelota de Couro”.

Episódio 6: “O Laço”

Episódio 7: “A Boleadeira”.

Episódio 8: “Materiais e ferramentas da Guasqueria”.

Episódio 9: “Técnicas de Guasquerias”.

Episódio 10: “A Arte do Guasqueiro no Apero Crioulo”.

MAIS NOTÍCIAS