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Acaba a concretagem de trechos do corredor de ônibus da Deodoro, em Pelotas

A última placa de concreto entra em fase de cura, processo capaz de evitar danos provocados pelo trânsito
09/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Janine Tomberg
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As obras de requalificação da rua Marechal Deodoro vencem uma das mais importantes etapas: a de finalização da aplicação de concreto em todos os trechos, do corredor exclusivo para transporte coletivo, que deveriam receber o material.

O trabalho foi concluído na quinta-feira, dia 7 de outubro de 201, de acordo com o cronograma da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela fiscalização e gerência do andamento do projeto.

Devido a questões e aspectos técnicos, alguns segmentos da pista destinada aos ônibus – entre as ruas Guilherme Wetzel e Gomes Carneiro – precisaram receber asfalto, em vez de concreto.

Com a placa de 24 centímetros de espessura finalizada, inicia-se a fase de cura – processo pelo qual o concreto tem de passar para atingir a secagem necessária e a consequente rigidez. Enquanto não está pronto, o material, se receber trânsito, poderá sofrer danos.

Retorno dos ônibus

“Depois do período deste procedimento, os ônibus poderão voltar à Marechal Deodoro, restabelecendo os itinerários originais”, frisa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

O trecho 2 da rua Marechal Deodoro, em obras, conta com a pista de ônibus em concreto do entroncamento da rua General Argolo até a Marechal Floriano. Na quadra entre avenida Bento Gonçalves e Argolo, o corredor de transporte coletivo será asfaltado.

Próxima etapa

O secretário Roberto Ramalho informa que a Seplag e a SBS Engenharia Ltda, empresa que executa as ações de revitalização, ajustam o calendário. A intenção é começar a colocação de massa asfáltica na pista de trânsito de veículos, entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Voluntários da Pátria.

Mudanças na rua

A reabilitação da rua Marechal Deodoro dota-a de corredor de ônibus em concreto; pavimentação asfáltica da pista para veículos; alargamento de calçadas; acessibilidade; paisagismo; abrigos padronizados para usuários do transporte coletivo; sinalização horizontal, vertical e semafórica; bancos e lixeiras; bicicletários; e iluminação pública em LED.

As mudanças se estendem por 3,2 quilômetros, entre as ruas Guilherme Wetzel e Gomes Carneiro, com os objetivos de organização da mobilidade urbana, valorização do espaço público e modernização da via. O investimento é de mais de R$ 7,6 milhões.

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