Notícias


Premiê britânico adia relaxamento de lockdown em um mês, após registrar .742 casos novos e três óbitos por covid-19

Boris Johnson citou risco da variante Delta
16/06/2021 Agência Brasil – Foto: PublicDomainPictures from Pixabay / Divulgação

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, adiou em um mês os planos de suspender as restrições do lockdown por causa da pandemia de covid-19. Ele alertou que a variante Delta, mais infecciosa, poderia matar mais milhares de pessoas se ele não fizesse nada.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

No estágio final de um plano delineado em fevereiro, Johnson esperava descartar a maioria das restrições no dia 21 de junho, quando pubs, restaurantes, clubes noturnos e outros estabelecimentos poderiam reabrir totalmente. A medida muito aguardada foi adiada para 19 de julho.

"Acho que é sensato esperar um pouquinho mais", disse Johnson em entrevista coletiva. "No pé em que as coisas estão e com base no que consigo ver neste momento, tenho fé de que não precisaremos mais do que quatro semanas."

O tempo adicional será usado para acelerar o programa de vacinação britânico - um dos mais adiantados do mundo - encurtando de 12 para oito semanas o tempo recomendado entre doses para pessoas de mais de 40 anos.

A situação será revista em 28 de junho, o que pode permitir que a reabertura seja adiantada, mas o porta-voz de Johnson disse que isso é considerado improvável.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Nas últimas semanas, houve um crescimento significativo de novos casos provocados pela Delta, variante descoberta inicialmente na Índia. As autoridades de saúde acreditam que essa variante é 60% mais transmissível do que a linhagem antes predominante, e cientistas alertam que ela pode desencadear uma terceira leva de infecções.

Na segunda-feira, dia 14 de junho, o Reino Unido registrou 7.742 casos novos e três mortes pela doença.

MAIS NOTÍCIAS