Notícias


Nepomuceno e Beethoven são as atrações do próximo concerto da OSPA, no dia 19 de junho

Orquestra recebe o maestro Tiago Flores e o pianista Guilherme Goldberg como convidados
16/06/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o terceiro concerto da Série Casa da OSPA neste sábado, 19 de junho, às 17h.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

O público terá a oportunidade de ouvir uma obra pouco conhecida de Alberto Nepomuceno, com solos do pianista Guilherme Goldberg, e relembrar um sucesso de Ludwig van Beethoven.

O evento terá regência de Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra e ex-diretor artístico da OSPA. Novamente, o formato será híbrido, com transmissão online e público limitado presente na Sala de Concertos da Casa da OSPA.

O ingresso é a doação de 1kg de alimento perecível, agora com a possibilidade de reserva online pelo site uhuu.com, além da bilheteria (veja detalhes no serviço).

A primeira parte do concerto é dedicada às “Valsas Humorísticas para piano e orquestra”, de Alberto Nepomuceno (1864-1920). O compositor e maestro cearense, cujo centenário da morte foi lembrado em 2020, ajudou a imprimir uma identidade brasileira à música de concerto, tornando-se um dos grandes nomes do nacionalismo e do modernismo eclético na sua época. É autor do hino do estado do Ceará e do arranjo cantado atualmente do Hino Nacional Brasileiro. Foi influente também como educador e apadrinhou Heitor Villa-Lobos.

Entretanto, a obra de Nepomuceno nem sempre é de fácil acesso. Segundo o solista Guilherme Goldberg, que estuda a fundo a obra do compositor, “Valsas Humorísticas para piano e orquestra” foi pouco gravada e só recebeu uma execução em Porto Alegre: em 15 de julho de 2008, no Salão de Atos da UFRGS, com OSPA, Goldberg ao piano e Manfredo Schmiedt na regência. Única obra do compositor para piano e orquestra, estreou em fevereiro de 1902 no Club dos Diários de Petrópolis (RJ).

“É uma peça que se coloca como uma brincadeira em relação à música de salão. A toda hora, muda o caráter das valsas, com citações distorcidas de Strauss e Chopin”, comenta Goldberg.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Na segunda metade do concerto, a OSPA interpreta uma grande obra do mestre alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), cujos 250 anos foram celebrados em 2020. Festejado como pianista desde jovem, tornou-se um compositor reconhecido a ponto de conquistar autonomia financeira dando aulas, vendendo obras e se apresentando, em uma época em que grandes nomes dependiam de mecenas.

A “Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op.36” foi escrita em 1802, durante um período em que Beethoven se isolou no campo para tentar atenuar a perda da audição. A estreia foi em abril de 1803, no Teatro An der Wien, em Viena.  

“Os contemporâneos acharam uma peça notável, com profundidade, mas a descreviam como uma obra bizarra. Para nós, esses encadeamentos harmônicos são muito naturais, mas naquela época eram bastante ousados. Apesar de Beethoven encontrar-se em um momento bastante delicado, depressivo, ele compôs uma obra vigorosa, cheia de vida, ironia e humor. A música sempre foi algo que impulsionou Beethoven a continuar vivo. Ele inclusive escreveu suas principais obras depois desse período”, comenta o maestro Tiago Flores.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Sobre Guilherme Goldberg

Pianista graduado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Desenvolve intensa pesquisa sobre Alberto Nepomuceno, que foi tema tanto de seus Mestrado e Doutorado em Música, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e do pós-doutorado junto ao CESEM, FCSH, na Universidade Nova de Lisboa. Do compositor ainda publicou várias obras inéditas, inclusive as Valsas Humorísticas (única obra para piano e orquestra de Nepomuceno). Como pianista, também se dedica à divulgação de compositores gaúchos, como Clodomiro Caspary, Flávio Oliveira, Frederico Richter, Hubertus Hofmann, Esther Scliar e Armando Albuquerque. É professor no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, onde atua no curso de Ciências Musicais.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Sobre Tiago Flores

Tiago Flores é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Como regente convidado atuou à frente de diversas orquestras no Brasil e no Exterior. Foi diretor artístico da OSPA nos anos de 1999 a 2001 e de 2011 a 2014. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e os prêmios Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006, e Açorianos de Melhor Espetáculo de 2008 com o show "Beatles – Magical Classical Tour”. É regente da Orquestra de Câmara da ULBRA e coordenador do Projeto Ouviravida, que leva educação musical a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Terceiro concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

Nepomuceno & Beethoven

Quando: 19 de junho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não será permitido após o  início do concerto).

Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível* (entrega no dia do concerto).

Bilheteria on-line: uhuu.com, de quinta-feira (17), às 12h, até sexta-feira (18), às 11h59.

Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (18), das 12h às 17h, e no sábado (19), das 9h até o horário do concerto.

*Distribuição de ingressos sujeita à disponibilidade. Limite de dois ingressos por CPF.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Mais informações pelo site ospa.org.br.

MAIS NOTÍCIAS