Notícias


Bulas em chinês dificultam uso de medicamentos pelas equipes médicas, em Panambi

Na reunião, a Prefeitura de Panambi foi representada pelas enfermeiras Bruna Machado e Fernanda Campos
12/06/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Victor Franciscatto

A CPI dos Medicamentos e insumos Covid-19 da Assembleia Legislativa, representado pelo presidente deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) e os deputados Clair Kuhn (MDB), vice-presidente, e Faisal Karam (PSDB), relator da CPI esteve na Sociedade Hospitalar de Panambi, na quinta-feira, dia 10 de junho, onde foram recebidos pelo diretor administrativo, Vilmar Scheer, pelo diretor técnico João Carlos da Silva e pelo diretor clínico, Marco Lieberknecht. 

A prefeitura municipal de Panambi foi representada pelas enfermeiras Bruna Machado e Fernanda Campos. Também acompanhou a reunião o diretor do SIMERS, Dr. William Adami.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.  

Os relatos dos representantes do hospital corroboram o que a CPI dos Medicamentos vem ouvindo, a cobrança de preços abusivos por medicamentos, o  que coloca em risco a operação do hospital, de sua viabilidade financeira ao atendimento adequado dos pacientes, especialmente os intubados em tratamento da Covid.

As representantes da secretaria municipal de saúde, enfermeiras Bruna Machado e Fernanda Campos, relataram que a cidade recebeu medicamentos vindos do governo do Estado com a bula em chinês e que precisaram recorrer a traduções para distribuir a medicação ao hospital.

As enfermeiras da secretaria de saúde ainda relatam que os medicamentos fornecidos pelo governo do Estado são de uma terceira linha de utilização. Onde os medicamentos não são os ideais para o uso de longo prazo nos pacientes internados em UTI.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.  

Outra preocupação é a condição VAGA ZERO, em que o hospital não tem vagas e ambulâncias da Samu acabam sendo orientadas a levarem pacientes até a emergência deste hospital. "O Hospital com somente cinco leitos de UTI não tem como receber pacientes VAGA ZERO. É importante a Secretaria Estadual da Saúde entender isto para não colocar os pacientes COVID em risco de morte", destacou Dr. Thiago Duarte.



MAIS NOTÍCIAS