Notícias


UFPel realiza evento que fará abordagem fenomenológica da fome, no dia 28 de junho

Será das 14 às 15h15min, com Maria do Carmo Soares de Freitas
12/06/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

A UFPel realiza, no dia 28 de junho, das 14h às 15h15min, o evento Uma abordagem fenomenológica da fome, com Maria do Carmo Soares de Freitas. A convidada é autora do livro Agonia da Fome, disponível em http://books.scielo.org/id/r9y7f .

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Veja abaixo o resumo da obra publicado no endereço. O evento será transmitido pelo canal do youtube do Gepac Estudos em Alimentação, Consumo e Cultura, link https://youtu.be/lFhhHdSOu_8 .

Resumo do livro

“Tendo como tema central o fato de que a fome crônica não se manifesta apenas como problema social ou biomédico, esta obra se dedica ao estudo etnográfico da fome e sua relevância histórica e cada vez mais atual no contexto nacional. Sob uma ótica diferenciada, a autora denuncia os modos extremos de viver e de morrer dos famintos em uma comunidade pobre de Salvador. Formulado a partir de pesquisa de campo, com narrativas reveladoras de um universo repleto de alegorias da miséria, constitui trabalho pioneiro no que tange à fenomenologia da fome, onde se descortinam, minuciosamente, os diferentes significados atribuídos a ela por aqueles que vivem sob constante ameaça de não ter o que comer. Para além de um trabalho de simples denúncia, este livro é certamente uma importante contribuição à análise sociocultural do fenômeno da fome no País.”

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Para um quadro da atualidade do tema, ver o site http://olheparaafome.com.br/, em que são apresentados resultados de pesquisa recente realizada no âmbito da Rede de Pesquisa e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Rede PENSSAN.

MAIS NOTÍCIAS