Notícias


Pela saúde do rebanho: produtores rurais podem se inscrever no curso Manejo Sanitário de Bovinos de Corte

Capacitação oferecida pelo Senar-RS, na modalidade semipresencial, tem 14 horas de duração
11/06/2021 Padrinho Agência de Conteúdo | Tatiana Py Dutra - Foto: Wenderson Araujo/Trilux

De que adianta formar um rebanho numeroso se a saúde dos animais não está em dia? As enfermidades em bovinos são uma das grandes causas de prejuízos na exploração pecuária, por isso, medidas preventivas são recomendadas. Essa é uma das lições do curso Manejo Sanitário de Bovinos de Corte, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) passa a oferecer na modalidade semipresencial.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

A formação dura 14 horas, sendo que 10 são on-line, divididas em cinco dias. As outras quatro são presenciais e individuais, na casa do participante. No período virtual será ministrada a parte teórica, na qual são ressaltadas a importância da sanidade e da prevenção.

“O tripé da produtividade de bovinos é sanidade, nutrição e genética. Em cima desse tripé, neste curso falamos sobre a importância da saúde e do bem-estar animal, de ele estar livre de doenças, de dor. E falamos da importância de trabalhar preventivamente. Além de ser mais benéfico, por evitar dor e mal estar ao animal, será mais econômico para o produtor trabalhar com vacinas e tratamentos preventivos [do que com remédios]”, explica o técnico em formação profissional rural do Senar-RS, Pedro Faraco.

Doenças e tratamentos

Como nem sempre as doenças podem ser evitadas, é importante que os pecuaristas conheçam as enfermidades que podem se abater sobre o gado, como as doenças infecto-contagiosas, parasitárias, fúngicas e doenças reprodutivas, bem como as formas de combatê-las.

“Nesse curso, o participante aprende a importância das vias de administração adequada dos medicamentos. Se for de aplicação intramuscular, a forma correta de se fazer, se for subcutânea, a mesma coisa. Bem como a forma correta de conservação dos medicamentos, que, muitas vezes, precisam ser refrigerados para não perder seu valor”, relata.

O conhecimento na prática

A aula presencial individualizada na propriedade do participante completa a carga horária do curso. Segundo Faraco, essa é uma oportunidade para que o instrutor e aluno construam conjuntamente um calendário sanitário.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

“A propriedade pode ter áreas endêmicas de alguma doença, necessitando de vacinação pontual. O instrutor vai avaliar junto do produtor, da realidade da região, o que é necessário para reduzir os impactos de algum um possível problema sanitário no rebanho, sempre visando a prevenção”, diz o técnico.

Como participar?

Os produtores rurais interessados em participar dos cursos semipresenciais do Senar-RS devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município ou de sua região, e solicitar a participação no programa. De acordo com a demanda, a partir da mobilização realizada pelo parceiro, um técnico habilitado pela entidade será designado para ministrar as aulas.

MAIS NOTÍCIAS