Notícias


Novo espaço do Procon/RS homenageia ex-diretora da instituição

"Não é só com um local mais adequado, mas com investimentos em tecnologia, para facilitar o acesso aos cidadãos", disse Leite
10/06/2021 Ascom SJCDH | Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Anterior Próximo

O novo prédio do Procon/RS foi inaugurado na terça-feira, dia 8 de junho de 2021, em Porto Alegre. A mudança de estrutura foi feita visando um novo espaço para contemplar os futuros desafios que serão enfrentados no âmbito do atendimento ao consumidor gaúcho.

Agora, a instituição está localizada na rua Sete de Setembro, 539, 2º andar, no Centro Histórico da capital. O novo auditório leva o nome da ex-diretora do Procon Maria Elizabeth Rosa Pereira, que faleceu no ano passado.

“Essa transferência, além de dar melhores condições a quem trabalha, economiza recursos públicos, uma diretriz do nosso governo, procurar sempre qualificar os serviços buscando também a economicidade. Também reforça nosso comprometimento com a política de defesa do consumidor e é o início de um processo de reestruturação, não só com um local mais adequado, mas com investimentos em tecnologia, para facilitar o acesso dos cidadãos à prestação de serviços de forma mais ágil e com menos burocracia”, disse o governador Eduardo Leite na cerimônia de inauguração.

Diretor-executivo do Procon/RS, Lucas Fuhr explicou que a nova unidade está estruturada para acolher a população de uma melhor forma, no contexto de um ambiente digitalizado. "Estamos adaptando a defesa do consumidor a uma era digital, uma era onde as relações de consumo se transformam em uma velocidade que demanda que os órgãos públicos, como o Procon, estejam sempre se adaptando", afirmou.

O Procon/RS estava instalado também na rua Sete de Setembro, mas no número 723. O novo imóvel também é locado pelo órgão, mas, desta vez, à Fundação Família Previdência (antiga Fundação CEEE). Além de estar em melhores condições, o imóvel também foi locado por um valor mais baixo. A economia anual do Estado será de cerca de R$ 33,6 mil.
 
A homenageada Maria Elizabeth Rosa Pereira foi diretora entre 2017 e 2019 e deixou um legado na instituição. “Os relatos feitos por quem teve a oportunidade de trabalhar com a Maria Elizabeth comprovam o seu elevado espírito público. Se de alguma forma conforta a família, espero que essa homenagem deixe muito claro o quão impactante o trabalho dela foi na vida das pessoas, dos que trabalharam e que foram atendidos por ela”, enfatizou Leite.

Atualmente, o Procon/RS atende às demandas da população por meio de atendimento on-line, em razão da pandemia. Posteriormente, voltará com os atendimentos presenciais junto à coordenadoria de atendimentos, que funcionará no 2º andar do novo prédio.

A secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, cumprimentou os servidores e demais envolvidos na conquista do espaço. “Só conhecendo o trabalho do Procon/RS como é hoje nos damos conta de como estávamos desamparados antes de ele existir".

Somente 87 dos 497 municípios gaúchos têm Procons municipais. Os outros 410 são atendidos pelo órgão estadual.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Hauschild, aproveitou para prestar homenagem à trajetória de Maria Elizabeth na instituição. "Queremos dar continuidade ao legado e a história que ela nos deixou, e nesse sentido, estamos aqui, fazendo essa reestruturação e modernização do Procon, para que todos os gaúchos e gaúchas possam, neste processo de inclusão digital, ser atendidos", concluiu Hauschild. O evento na íntegra pode ser conferido na página do Facebook do Procon/RS.

MAIS NOTÍCIAS