Notícias


Projeto Pinípedes do Sul realiza atividades de colheita na Escola Ramiz Galvão, em Rio Grande

A equipe de educação ambiental realizou atividades na horta e composteira
22/08/2019 Por Manuela Soares / Coordenadora de comunicação do Projeto Pinípedes do Sul – Foto: Divulgação

Na oportunidade, os estudantes colheram as hortaliças e temperos que foram plantadas há algumas semanas com a equipe de educação ambiental do Projeto.

Após isso, os alimentos foram encaminhados para a cozinha para que as merendeiras utilizem nas 180 refeições que são servidas diariamente na Escola, nos três turnos de aula. Além disso, foi criada uma horta vertical, onde foram plantados temperos, chás e flores que ajudam a repelir alguns insetos e pragas.

De acordo com o gerente setorial da Transpetro/Rio Grande, Cristiano Maia “A comunidade do Bairro Mangueira abriga um grande trecho da faixa de dutos da Transpetro em Rio Grande e sempre participa de ações de conscientização. A promoção de ações como essa reforça nosso compromisso com as pessoas e o meio ambiente nos locais onde atuamos”.

Conforme as merendeiras da escola, Fabiane Garcia e Marli Machado “a horta tem contribuído muito para a realização das refeições das crianças, com ela temos alimentos orgânicos e saudáveis para compor refeições mais equilibradas e nutritivas”.

Relembre

As ações de educação ambiental na Escola iniciaram com aulas sobre a importância da alimentação saudável e consumo de orgânicos, processo de germinação, desenvolvimento dos vegetais e as possibilidades de cultivo de alimentos.

Desta forma, os conteúdos teóricos serviram de base para a realização da ações práticas com os estudantes a respeito da compostagem e horta escolar. Nesse sentido, foram construídos seis canteiros para a criação de uma horta orgânica na Escola.

Para o plantio da horta, foram desenvolvidas ações em conjunto com os estudantes, professores e direção da Escola.

Sobre o Projeto:

O Pinípedes do Sul, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, objetiva reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes - o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos - e de tartarugas marinhas no sul do Brasil.

Além disso, o projeto visa aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação onde há grande concentração desses animais – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS) - e desenvolver atividades de educação ambiental voltadas para comunidades pesqueiras.

MAIS NOTÍCIAS