Notícias


Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa, aprova projeto que institui a Região da Costa Doce

A proposta está apta a ser votada em plenário
05/11/2019 Assembleia Legislativa / Gabinete do Deputado Estadual Zé Nunes – Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, dia 5 de novembro de 2019, projeto de autoria dos deputados Zé Nunes (PT) e Fernando Marroni (PT). Trata-se do PL nº 245/19, que institui a Região Turística da Costa Doce. A partir de agora, a proposta está apta a ser votada em plenário.

“Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento do turismo na Região Turística da Costa Doce, que é um dos grandes destinos turísticos do estado, seja ele cultural, gastronômico, rural ou de aventura, e com forte potencial para expansão”, declarou.

A região, composta por 23 municípios, é um cenário composto por águas abundantes, belas paisagens e grande patrimônio histórico e cultural. Conta com inúmeros museus, monumentos e prédios históricos de variados estilos arquitetônicos e que registram os diferentes períodos da construção do Rio Grande do Sul.

As diversas manifestações culturais, como a gastronomia, o artesanato e a arquitetura são marcadas pelas influências portuguesas, africanas, polonesas, francesas, italianas, alemãs e indígenas.

A Costa Doce abrange as cidades de Arambaré, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Dom Feliciano, Guaíba, Jaguarão, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu.

MAIS NOTÍCIAS