Notícias


Deputada Luciana Genro questiona governo sobre fechamento de escola em Cruz Alta

Comunidade foi surpreendida com a notícia do fechamento para que o prédio fosse cedido a uma indústria de caixas de ovos
23/05/2021 Assembleia Legislativa do RS - Foto: Celso Bender

Mesmo em pleno funcionamento, com professores e funcionários trabalhando e atendendo centenas de alunos, a comunidade da Escola Estadual Dr. Hildebrando Westphalen, localizada na cidade de Cruz Alta, foi surpreendida com a notícia do seu fechamento para que o prédio fosse cedido a uma indústria de caixas de ovos.

Uma professora da escola procurou a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que enviou ofício à Secretaria da Educação questionando o governo sobre o assunto. No ofício Luciana Genro questiona o governo sobre os critérios que embasaram a decisão de fechar a escola. A deputada também pergunta se houve debate com a comunidade sobre o assunto, bem como se haverá remanejo de professores e funcionários devido à medida.

"Estamos falando de uma escola que é fundamental para a comunidade, pois atende em um só turno e permite que os jovens possam trabalhar nos programas de menores aprendizes. Além disso é um colégio referência na inclusão de alunos com deficiência intelectual ou física. Não podemos permitir o fechamento deste espaço", disse Luciana Genro.

Se o fechamento da escola se concretizar, aproximadamente 410 alunos e 60 profissionais da educação serão prejudicados diretamente. Um abaixo assinado já reúne mais de 2 mil assinaturas pedindo que os governos do estado e do município mantenham a escola, que foi fundada em 1972, em funcionamento.

No documento, construído pela comunidade, se destaca a importância do atendimento prestado a diversos bairros da cidade, além da grande maioria dos alunos do interior que frequentam o ensino médio, seja por sua localização e também pela organização das aulas em um só turno - o que beneficia jovens trabalhadores pelo Menor Aprendiz, que já estão no mercado de trabalho.

MAIS NOTÍCIAS