Notícias


Escolhida a Patrona dos Festejos Farroupilhas 2021

A declamadora Liliana Cardoso é considerada a primeira mulher negra a receber a homenagem
20/05/2021 Assessoria de Imprensa MTG | Daiana Silva

A declamadora Liliana Cardoso foi escolhida para ser a patrona da Semana Farroupilha 2021, sendo considerada a primeira mulher negra a receber a homenagem. O nome de Liliana foi aprovado na quarta, dia 19, por unanimidade, em reunião realizada por videoconferência, pela Comissão dos Festejos Farroupilhas. Natural de Porto Alegre, Liliana tem 43 anos, é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Como declamadora, foi cinco vezes campeã do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Fegart/Enart) e bi-campeã do Rodeio Internacional de Vacaria. Por três vezes recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira e também foi condecorada pela Assembleia Legislativa com a Medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria do Estado do RS.

Por 22 anos, Liliana Cardoso apresentou o Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro, em Porto Alegre, e por muitas vezes se emocionou vendo patronos e patronas. Ao ser questionada sobre o que significa ser patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, ela recorda uma trajetória pessoal e profissional alicerçada no tradicionalismo e em suas raízes ancestrais.

“Ser patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 é a retaguarda de que nós mulheres, podemos, sim. E que representamos toda a diversidade cultural. Representamos as mulheres do campo, as mulheres da cidade. Representamos as mulheres que na Revolução Farroupilha ficaram no campo enriquecendo este estado para hoje podermos usufruir. Como mulher negra, eu trago a representatividade dos Lanceiros Negros, que foram linha de frente na Revolução e das mulheres negras, que ficaram no campo gerando renda. Ser patrona é ter a certeza que onde minha mãe estiver estará feliz porque passou uma vida me acompanhando para forjar a Liliana Cardoso que sou hoje. Na próxima reencarnação, se houver, quero voltar mulher negra, declamadora e gaúcha”, afirma a patrona.

MAIS NOTÍCIAS