Notícias


Estado do RS institui a Comissão Especial do Centenário do Palácio Piratini

Comissão contribuirá com a programação do centenário e com o planejamento de benfeitorias à edificação e ao acervo do Piratini
20/05/2021 Texto: Suzy Scarton | Edição: Secom - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Estado instituiu, na manhã da segunda-feira, dia 17 de maio de 2021, a Comissão Especial do Centenário do Palácio Piratini. A criação da comissão faz parte da celebração alusiva aos 100 anos da sede do Executivo.

“Reconheça a cultura como meio de transformação da sociedade, para liderarmos, conduzirmos a sociedade no caminho certo da integração, da igualdade, do nosso reconhecimento enquanto povo. O Palácio Piratini é um símbolo da capacidade criativa do nosso povo do Rio Grande do Sul. Ao homenagearmos os 100 anos do Palácio, estamos homenageando a história que está nessas paredes, móveis e objetos, escrita pelas pessoas que por aqui circularam e circulam nos dias atuais”, disse o governador Eduardo Leite.

Na reunião, o coordenador da comissão, Mateus Gomes, apresentou ao governador Eduardo Leite os projetos que serão desenvolvidos ao longo de 2021, em alusão ao ano do centenário.

“Vamos trabalhar com muito zelo em função do ano em que vivemos, com muito pé no chão. Vamos celebrar nossa história, nossa memória, e dar acesso ao Palácio Piratini a quem está em casa. O universo digital será nosso grande aliado”, destacou Gomes.

A comissão foi criada para contribuir com a programação do ano do centenário e com o planejamento de benfeitorias à edificação e ao acervo do Piratini. O grupo é formado por técnicos envolvidos nas pautas referentes aos movimentos propostos pela agenda do projeto.

“Se temos tantos talentos à frente das instituições, que podem contribuir para o êxito desse centenário do Palácio, é porque tive oportunidade de escolher pessoas pela competência, pela trajetória profissional, liberdade que me foi dada pelo governador e que agora podemos retribuir, celebrando a memória, difundindo nossa cultura e nossas ações que serão desenvolvidas aqui, com essa parceria dos diretores das instituições”, ressaltou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

O adido cultural do Estado, César Oliveira, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Miguel Frederico do Espírito Santo, também participaram do ato.

A partir das 11h desta segunda, o governo do Estado transmite, nas redes sociais oficiais, a transmissão das atividades alusivas aos 100 anos do Palácio Piratini. Assista à transmissão por meio deste link.

Durante a live, será lançado o site especial do Palácio Piratini. O novo portal trará um panorama geral da história e da atual realidade da sede do Executivo, incluindo linha do tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural.

PROGRAMAÇÃO

• Abertura do Ano do Centenário (evento em formato híbrido com o governador e ex-governadores): lançamento do site do Palácio Piratini

• Inauguração da Galeria dos Governantes do RS

• Almoço dos ex-governadores

MAIS NOTÍCIAS