Notícias


OSPA destaca Schumann e Gabrieli no terceiro concerto da temporada, no dia 22 de maio

18/05/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta no próximo sábado, 22 de maio, o terceiro concerto da Série Música de Câmara, dentro da temporada 2021.

O programa tem como destaque duas grandes obras da música universal: “Amor de Poeta”, de Robert Schumann, e as “canzone per sonare”, de Giovanni Gabrieli. Sem público presencial, a atração terá transmissão gratuita e ao vivo no próximo sábado, às 17h, pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

O concerto será dividido em duas partes. Na primeira, sobem ao palco o pianista da OSPA André Carrara e o tenor convidado Flávio Leite. O duo executa uma das obras mais importantes do repertório para piano e voz: “Dichterliebe” (“Amor de Poeta”, em português), de Robert Schumann (1810-1856). Trata-se de um ciclo de 16 canções criadas pelo compositor alemão em 1840, com textos do poeta Heinrich Heine.

Desde 2006, Leite aprofunda-se na obra e já a apresentou em diferentes oportunidades. “É uma obra icônica do repertório de música de câmara vocal que me acompanha há muitos anos. Através das canções do ciclo, Schumann descreve a trajetória do amor dentro do coração de um poeta: o nascer, o desenvolver, os frutos que o amor traz para um homem, a morte do amor, a decepção, tristeza e no final há um renascimento”, comenta o tenor.

A segunda parte do concerto conta com cinco peças apresentadas por um quarteto de metais formado por Tiago Linck (trompete), Elieser Ribeiro (trompete), José Milton Vieira (trombone tenor) e Rodrigo da Rocha (trombone baixo). É uma formação bastante incomum, como explica Vieira: “As formações de grupo de metais costumam ter cinco, sete e 10 metais. Para câmara, é sempre quinteto. Queremos apresentar um repertório diferente e ter a chance de mostrar a flexibilidade dos instrumentos desse naipe."

Em parceria com o trompetista Tiago Linck, Vieira escolheu um repertório bastante eclético, que começa na Europa do século XVI e termina no Brasil contemporâneo. Primeiro, o grupo executa três canções do italiano Giovanni Gabrieli (c.1554/57-1612), um dos principais compositores da Renascença. Em seguida, toca “Três Danças”, de Tielman Susato (c. 1510/15 -1570) e a célebre peça “Ária da Quarta Corda”, de J. S. Bach (1685-1750) – os arranjos para metais foram feitos por Udo Wessiepe. Saltando para os séculos XX e XXI, o quarteto mostra “Toccata”, do norte-americano Edmund Haines (1914-1974) e em seguida “Pé de Moleque”, do brasileiro Gilson Santos (1977-).

Boas notícias para a sede da OSPA

Na última sexta-feira (14/5), a OSPA avançou mais uma etapa na direção de concluir as obras do Complexo Cultural Casa da OSPA. O termo de cooperação que garante o repasse de R$ 4,7 milhões do Fundo para Recuperação de Bens Lesados (FRBL), gerido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), para a Fundação OSPA, foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o presidente interino do Conselho Gestor do FRBL, promotor de Justiça Daniel Martini, e o presidente da Fundação Ospa, Luís Roberto Andrade Ponte.

O Complexo Cultural Casa da OSPA, localizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), já abriu, em 2018, a Sala Sinfônica, que desde então tem sido a sede dos ensaios e apresentações da orquestra. Mas o complexo segue em construção e tem previsão de inauguração em 2022. Os recursos do MPRS devem ser empregados na última fase do projeto, que inclui: conclusão da sala de recitais e eventos, memorial da OSPA, salas de estudo, setor administrativo da Fundação OSPA, bilheteria, hall social, obras de acessibilidade e PPCI, elevadores, acesso do público pelo andar térreo, além de aquisição de mobiliário e equipamentos.

A verba do fundo do MPRS também será destinada ao programa OSPA Social, que permitirá a compra de instrumentos musicais, equipamentos e mobília para a Escola da OSPA – Conservatório Pablo Komlós, ampliando o número de vagas para estudantes. Clique aqui para saber mais. (https://www.ospa.org.br/fundacao-ospa-oficializa-recebimento-de-r-47-mi-de-fundo-do-mprs/)

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

Sobre a Temporada 2021

A OSPA se apresenta todos os sábados, às 17h. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos da temporada 2021 são com grupos de câmara, ou seja, reúnem menos instrumentistas do que a orquestra completa. Também por este motivo, as apresentações na Sala de Concertos da Casa da OSPA ainda não têm previsão de receber público presencial.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Terceiro concerto da Série Música de Câmara – Temporada 2021

Quando: 22 de maio de 2021, às 17h

Como assistir: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Programa:

Parte 1

Robert Schumann (1810 - 1856)

“Dichterliebe” (Amor de poeta) op. 48 para voz e piano

Im wunderschönen monat mai (No maravilhoso mês de maio)

Aus meinen tränen sprießen (Brotam de minhas lágrimas)

Die rose, die lilie, die taube (A rosa, o lírio, a pomba)

Wenn ich in deine augen seh' (Quando eu olho nos teus olhos)

Ich will meine seele tauchen (Eu quero mergulhar minha alma)

Im Rhein, im heiligen strome (No Reno, na correnteza sagrada)

Ich grolle nicht (Eu não guardo rancor)

Und wüßten's die blumen (E as flores não sabiam)

Das ist ein flöten und geigen (Isto é uma flauta e um violino)

Hör ich das liedchen klingen (Ouço o som da cançoneta)

Ein jüngling liebt ein mädchen (Um rapaz ama uma moça)

Am leuchtenden sommermorgen (Numa luminosa manhã de verão)

Ich hab' im traum geweinet (Eu chorei sonhando)

Allnächtlich im traume (Sonhando a noite toda)

Aus alten märchen winkt es (De marchas antigas)

Die alten bösen lieder (As antigas e amargas canções)

Duo:

Flávio Leite | Tenor

André Carrara | Piano

--

Parte 2

Giovanni Gabrieli (c.1554/57-1612)

“Canzona Per Sonare nº 2” (arr. Robert King)

“Canzona Per Sonare nº 3” (arr. Robert King)

“Canzona Per Sonare nº4” (arr. Robert King)

Tielman Susato (c. 1510/15 -1570)

“Três Danças” (arr. Robert King):

Ronde

Saltarelle

Pavane

J. S. Bach (1685-1750)

“Ária da Quarta Corda” (arr. Udo Wessiepe)

Edmund Haines (1914-1974)

“Toccata”

Gilson Santos (1977-)

“Pé de Moleque”

Quarteto:

Tiago Linck | Trompete

Elieser Ribeiro | Trompete

José Milton Vieira | Trombone tenor

Rodrigo da Rocha | Trombone baixo  

Direção Artística:

Evandro Matté  

Apresentação:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

MAIS NOTÍCIAS