Notícias


Rota Turística do Pão e do Vinho é debatida com presidente da Assembleia Legislativa do RS

O objetivo é avançar com o projeto que visa a ligação entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, no Vale dos Vinhedos
15/05/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), se reuniu, na quarta-feira, dia 12 de maio de 2021, com prefeitos da região que abrigará a Rota Turística do Pão e do Vinho e o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Participaram do encontro a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, e o prefeito de Doutor Ricardo, Álvaro José Giacobbo. O objetivo é avançar com o projeto que visa a ligação entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, no Vale dos Vinhedos.

Para isso, o grupo pede a pavimentação dos 23 quilômetros entre os municípios de Santa Tereza, Roca Sales e Muçum que ainda não possuem asfalto. Ao todo, a Rota se estende ao longo de cerca de 60 quilômetros entre Santa Tereza e Anta Gorda.

“É um importante incentivo para transformar o desenvolvimento do turismo e da economia local. Além de valorizar os municípios, vai oportunizar o crescimento de toda a região e do Rio Grande do Sul”, destacou o presidente Gabriel.

O secretário Costella apontou as possibilidades para dar sequência ao projeto. Entre elas, viabilizar o investimento por meio de consórcio. “Este projeto muda o panorama de toda a região do Vale do Taquari. Vincular estas cidades à região serrana vai proporcionar desenvolvimento em todos os aspectos”, disse o gestor, informando ainda que o formato será definido pelo Governo do Estado. O presidente Gabriel propôs uma nova reunião com o governador Eduardo Leite para dar prosseguimento às tratativas.

Na semana passada, o presidente da Casa esteve no Vale do Taquari, onde se reuniu com os prefeitos da região para conhecer o projeto. As lideranças locais também estiveram em Brasília no início de maio, apresentando o projeto para o Ministério do Turismo, Casa Civil e  para o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Presenças

O encontro teve a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, Edson Brum e Ronaldo Santini, respectivamente; do deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB); do diretor do Daer, Luciano Faustino, e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Concisa VRT), Nilton da Silva Rolante.

MAIS NOTÍCIAS