Notícias


Ilópolis sedia primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate, no dia 24 de maio

A primeira edição deveria ter ocorrido em 2020, mas a pandemia adiou a realização
15/05/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação Gabinete

O deputado estadual Elton Weber (PSB) recebeu, na quarta-feira, dia 12 de maio de 2021, do prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi, e do presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, o convite para participar da primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate, reconhecida em lei de autoria do parlamentar, que incluiu ainda o evento o Calendário Oficial de Estado. O evento, híbrido, ocorrerá no dia 24 de maio, em uma propriedade familiar no município. Weber participará da programação.

Pela Lei 15.306, a Festa ocorrerá anualmente, de forma itinerante nos polos regionais Planalto e Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari.

A primeira edição deveria ter ocorrido em 2020, mas a pandemia adiou a realização. As próximas edições serão em Venâncio Aires (2022), Novo Barreiro (2023), Erechim (2024) e Machadinho (2025).

Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate da Assembleia Legislativa, Weber destacou importância da cultura. “A erva-mate que é nossa árvore símbolo, nossa cultura símbolo, tem destaque também pela questão não só cultural, social e ambiental, mas também pela questão econômica.”

O Estado é líder na produção industrial e vice-líder no cultivo. No total, são cerca de 250 indústrias, 15 mil agricultores e 150 viveiristas, além de 14 mil empregos diretos e indiretos.

MAIS NOTÍCIAS