Notícias


Palestra do Senar, no dia 19 de maio, tira dúvidas sobre entrega de documentação de imóveis à Receita Federal

Meta é ajudar produtores a fazer o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais via internet
14/05/2021 Padrinho Agência de Conteúdo | Tatiana Py Dutra – Foto: Divulgação

Fonte de dúvidas para quem vive no campo, o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) volta a ser tema de uma live promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). Na próxima quarta-feira, dia 19 de maio, às 9h, o assessor da presidência do Sistema Farsul, Derly Girard, e o analista tributário da Equipe de Cadastro Rural da ARFB de Lagoa Vermelha, Jurandir Carneiro vão ministrar a palestra CNIR/CAFIR Entrega de documentação à RFB via digital.

A live pretende mostrar o passo a passo para que o contribuinte saiba usar o sistema CAFIR para o cadastro dos imóveis rurais pela internet. Isso porque, apesar de o CNIR ser gerido pela Receita Federal, os dados dos imóveis devem ser fornecidos ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para posterior repasse à Receita.

“O objetivo é trazer conceitos, como área contígua, que é onde começa e onde termina a propriedade, legislação e a forma de como se entrega essa informação”, explica o analista de arrecadação do Senar-RS, Fabio Ramon Baldessar, que será o apresentador da live, transmitida pelo YouTube.

Dificuldades

É importante que o produtor rural saiba como preencher os dados e o que fazer se houver problemas na vinculação, como duplicidades ou a necessidade de modificar alguma informação do cadastro. Segundo Baldessar, erros ou inconsistências podem atrapalhar ou impedir uma eventual negociação do imóvel.

“É importante também porque, pela Instrução Normativa Conjunta da RFB/Incra, todos os imóveis com área maior que 50 hectares são obrigados a ter os dados atualizados no CNIR até o dia 30 de dezembro de 2021. Já para imóveis menores o prazo é 30 de dezembro de 2022”, esclarece Baldessar.

LIVE - PALESTRA SOBRE CADASTRO RURAL – CNIR/CAFIR ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO À RFB VIA DIGITAL

Quando: quarta-feira, 19 de maio, 9h

Onde: Canal do Senar no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)

Participantes:

Derly Girard, assessor da Presidência do Sistema Farsul
Jurandir Carneiro, analista tributário da Equipe de Cadastro Rural da ARFB de Lagoa Vermelha
Fabio Ramon Baldessar – analista de Arrecadação do Senar-RS (apresentador)

MAIS NOTÍCIAS