Notícias


Estado do RS tem problemas no retorno das aulas em pelo menos 63 municípios

Observatório da Volta às Aulas é uma iniciativa do mandato do deputado Fábio Ostermann
13/05/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação Gabinete

O Observatório da Volta às Aulas, iniciativa do mandato do deputado Fábio Ostermann (NOVO), realizou nova rodada de atualização nesta semana e verificou que pelo menos 63 municípios estão com problemas no retorno das atividades escolares. Deste total, 45 cidades estão sem calendário de retorno ou com alguma restrição para a reabertura das aulas.

“A volta às aulas deve ser priorizada como algo urgente, e não condicionada à imunização de profissionais da educação. Os 13 meses de escolas fechadas já impõem um duro prejuízo ao desenvolvimento das nossas crianças e jovens, e os que mais sofrem são justamente os mais pobres”, aponta Ostermann.

O levantamento do parlamentar, que já acompanha o retorno das aulas em 246 municípios, classifica as cidades com sinal verde (aulas liberadas ou com cronograma de retorno para maio), amarelo (apresenta algum tipo de restrição ou possui cronograma para aulas a partir de junho) e vermelho (prefeitura não permite a volta às aulas ou não tem cronograma para o retorno).

Alvorada, Bagé, Canoas e São Leopoldo, que seguem no ensino remoto, foram classificadas com sinal vermelho no monitoramento do deputado. Outros municípios como Charqueadas, Caçapava do Sul e Guaíba também estão no sinal vermelho. Nestas cidades, a Prefeitura liberou as aulas apenas para a rede privada. Outro exemplo é Sant Ana do Livramento, na região da fronteira, em que um decreto da prefeita restringe as aulas nas redes estadual e municipal.

Em sinal amarelo, o Observatório encontrou 18 municípios, com destaque para Passo Fundo, Uruguaiana e Capão da Canoa. Na cidade da região do Planalto Médio, o retorno das aulas aconteceu só até o 2º ano do Ensino Fundamental. Já o município da Fronteira gaúcha teve o adiamento do retorno das atividades escolares presenciais. Por sua vez, a cidade do Litoral Norte, apesar de antecipar o cronograma de retorno, estabeleceu que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental voltarão às salas de aulas apenas em junho.

Já em sinal verde, Porto Alegre e Santa Maria, por exemplo, estão com as aulas liberadas. Na Capital, os professores entraram em greve, mas a Justiça determinou que servidores da educação voltem ao trabalho. Na cidade da região central do RS, a rede municipal já tem calendário, enquanto as escolas privadas já estão em funcionamento e as estaduais já estão retornando.

Para realizar esse trabalho, o Observatório da Volta às Aulas conta a participação ativa da sociedade civil, por meio de apoiadores do mandato do deputado Fábio Ostermann, além de buscar informações nas redes sociais, em notícias da imprensa e através do contato direto com as prefeituras. As informações do Observatório ficam disponíveis no site fabioostermann.com.br/observatorio

MAIS NOTÍCIAS