Notícias


OSPA e Hique Gomez se unem para homenagear Stravinsky, neste sábado, dia 15 de maio

Segundo evento da temporada 2021 é o espetáculo cênico-musical “A História do Soldado”
12/05/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

Após o sucesso da abertura da temporada 2021, no último sábado, dia 8 de maio, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) prepara a segunda atração do ano.

O concerto de música de câmara STRAVINSKY 50 terá regência do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, e a participação do músico e ator Hique Gomez, que fará a narração da história.

O público é convidado a assistir a transmissão ao vivo no próximo sábado, dia 15 de maio, às 17h, pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa, gratuitamente. Por enquanto, as apresentações da OSPA não têm público presencial.

O programa deste sábado é dedicado inteiramente à obra “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky (1882-1971). Em 6 de abril de 2021, completaram-se 50 anos da morte do compositor russo, um dos nomes mais influentes da música no século XX, consagrado autor dos balés “O Pássaro de Fogo”, “Petrushka” e “A Sagração da Primavera”.

Stravinsky compôs “A História do Soldado” a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, em 1918. Conforme a partitura original, a obra será executada por um grupo de sete músicos, com os naipes de corda (violino e contrabaixo), sopro (clarinete, fagote, trompete e trombone) e percussão, além do maestro e do narrador.

Segundo Matté, é um trabalho famoso pelos desafios técnicos: “É uma obra muito difícil, costuma ser prova de concurso para maestro e para instrumentistas. Apesar de ser composta para um grupo reduzido, de câmara, tem todos os elementos da história do Stravinsky e mostra o seu talento para retirar o máximo da possibilidade de cada instrumento”.

Concebido como um espetáculo cênico-musical, “A História do Soldado” já foi exibida em palcos de todo o mundo e protagonizada por Sting, Jeremy Irons e Roger Waters. Na montagem da OSPA, a ambientação será garantida por uma iluminação especial a cargo de Heloiza Averbuck. A obra alerta para os perigos da ganância ao contar a história de um soldado que vende a alma (simbolizada por um violino) ao diabo. Caberá a Hique Gomez a interpretação de três papéis: o narrador, o soldado e o diabo.

Além disso, o próprio artista traduziu e adaptou a história aos dias de hoje – com direito a referência aos Rolling Stones e à Uruguaiana. Embora Evandro e Hique já tenham mostrado este trabalho em festivais internacionais de música, como os de Pelotas e de Belém do Pará, é a primeira vez que o apresentam com a OSPA.

Famoso criador do espetáculo "Tangos & Tragédias", ao lado de Nico Nicolaiewsky (1957-2014), Hique é um admirador declarado da OSPA. Em 2018, apresentou junto à orquestra o espetáculo “A OSPA Vai à Sbórnia”.

Antes disso, exercia uma função pouco conhecida: de 2011 a 2018, era o responsável por gravar os concertos da orquestra. “Foi a universidade de música que eu nunca fiz. Adquiri um  conhecimento do repertório e entendi o valor de se ter uma orquestra desse calibre numa cidade como a nossa”, comenta o artista.  

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

A OSPA se apresenta todos os sábados, às 17h. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos da temporada 2021 são com grupos de câmara, ou seja, reúnem menos instrumentistas do que a orquestra completa. Também por este motivo, as apresentações na Sala de Concertos da Casa da OSPA ainda não têm previsão de receber público presencial.

MAIS NOTÍCIAS