Notícias


Aberta oficialmente a 47ª Feira do Livro de Pelotas no coração da cidade

Tradicional evento segue até dia 17 de novembro, com destaque à diversidade local e à importância da literatura na construção da identidade
03/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Está oficialmente aberta a 47ª Feira do Livro de Pelotas. A solenidade, realizada na noite da quinta-feira, dia 31 de outubro de 20198, deu destaque à diversidade pelotense e à importância da literatura na construção da identidade.

O evento, que começou na quarta-feira (30), segue até o dia 17 de novembro no coração do município: a praça Coronel Pedro Osório.

Neste ano, a historiadora e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fernanda de Oliveira, é a patrona da feira; a primeira mulher negra a ocupar o posto. Já a figura do orador deu lugar a uma homenagem ao escritor pelotense Aldyr Garcia Schlee, que morreu em 2018, e foi representado por seu filho, Andrey Schlee.

Patrimônios de Pelotas

O evento tradicional no calendário da cidade foi lembrado pela prefeita Paula Mascarenhas como uma forma de resistência da cultura, fortalecendo a identidade diversa dos pelotenses. E o desejo da gestora é que em Pelotas, com seu patrimônio, sua história, sua gente, sua capacidade de transformação e sua generosidade, a Feira se repita por muitos anos.

“Nossa diversidade é a maior riqueza. O maior patrimônio de Pelotas é a sua gente e, se tem algo que une tudo isso e fala de nós, é a arte; aquilo que nos faz mais humanos. A capacidade de criarmos novos mundos, novos cenários, novas visões e de nos reconhecermos nessas criações.    Não existe nada mais poderoso neste sentido do que o livro”, afirmou a prefeita.

Em 2019, 13 livreiros oferecem títulos variados e, ao longo de 19 dias, haverá, além da comercialização de livros, sessões de autógrafo de cerca de 80 escritores, conversas com autores, e praça de alimentação. A programação cultural conta com dezenas de apresentações musicais e dança, bandas e corais, apresentações de escolas e a "hora do faz de conta", entre outras atividades.

A programação prevê 195 atividades artísticas na Praça e no seu entorno. A Feira do Livro de Pelotas, nesta edição, tem apoio da Fundação Cultural Palmares, que trará quatro escritores, doará 2 mil obras à população, e promoverá uma oficina sobre romance histórico.

A edição de 2019

Com o tema “Saberes e fazeres, escrevendo nossa história”, a patrona Fernanda Oliveira e o homenageado Aldyr Garcia Schlee dão o tom da 47ª edição. Fernanda enfatizou o papel da família e dos exemplos cotidianos para investir na carreira de escritora há cerca de 20 anos; e das raízes negras que a inspiram, falando das lutas contra o racismo e preconceito a partir do olhar de uma moradora do Laranjal.

Schlee, por sua vez, ganhou voz nas palavras do filho, que lembrou da necessidade de sonhar e de compartilhar os sonhos e realidades, em discurso dedicado a todos os professores e autores. Esse seria o desejo, conforme Andrey, de quem “sonhou, desenhou e escreveu muito durante todos os 84 anos”, lançando 13 livros e integrando 25 coletâneas.

“Que honra e alegria ter uma intelectual poderosa, talentosa, mulher e negra como nossa patrona da Feira do Livro! Que bom ouvir as palavras de uma mulher que se construiu de histórias! [...] Já Schlee, era uma figura da nossa Feira do Livro, da nossa cidade. Com um olhar sensível e suave, mas que tinha tanto poder, para falar das coisas que importavam!”, pontuou a prefeita sobre as escolhas da Câmara Pelotense do Livro para representar esta edição.

A abertura oficial foi prestigiada por autoridades regionais e municipais, e pela população. De segunda a domingo, a Feira do Livro de Pelotas funciona das 13h às 21h (livrarias) e das 13h às 22h (Tenda Cultural e Praça de Alimentação).




MAIS NOTÍCIAS