Notícias


Núcleo de Fotografia da Uergs promove encontro remoto, nesta segunda, dia 10, às 20h, para lançamento de fotolivro digital

O fotolivro surgiu como resultado de um trabalho coletivo proposto na disciplina de Fotografia
10/05/2021 Por: Filipe Pimentel / Edição: Daiane de Carvalho Madruga - Foto: Caroline Ferreira

No dia 10 de maio, o Núcleo de Fotografia da Uergs realizará um encontro virtual para o lançamento do fotolivro digital “Morando Dentro de um Experimento”. O evento reunirá as pessoas que atuam no projeto e publicam o livro. O lançamento acontecerá pela plataforma Google Meet, a partir das 20 horas, e as pessoas interessadas poderão participar, mediante inscrição por e-mail.

O fotolivro surgiu como resultado de um trabalho coletivo proposto no segundo semestre de 2020, na disciplina de Fotografia, ministrada pela professora Mariane Rotter no curso de Artes Visuais da Uergs.

A publicação também faz parte do projeto de extensão da Uergs “Através da Imagem”, que integra o Núcleo de Fotografia, coordenado por Mariane. Para a realização da atividade, cada estudante deveria escolher um cômodo de sua casa que fosse bem iluminado e com uma vista minimamente interessante, isolá-lo da luz externa e fazer registros fotográficos do ambiente.

O Projeto “OBS-CU-RA”, do fotógrafo Bruno Alencastro, foi uma das inspirações que motivaram a professora Mariane a propor o trabalho para seus alunos. Nessa obra, o profissional e seus amigos transformavam uma peça de suas casas em uma grande câmara escura. “Impressionada com a ideia, convidei os alunos do componente de Fotografia a realizarem o mesmo, mas o desafio era grande porque se tratavam de pessoas com nenhuma ou pouca experiência com a técnica fotográfica”, conta Mariane.

Apesar das dificuldades inerentes ao processo, a discente Mariana Souza considera essa experiência como um grande aprendizado. “No decorrer das construções dos registros, fomos identificando as possibilidades de materialização, suportes e acolhidas para dar corpo às imagens”, conta a estudante.

A obra é composta por fragmentos de narrativas construídos a partir do cotidiano da professora e dos 12 discentes matriculados na disciplina. Fazem parte do material três textos, sendo um deles de apresentação, escrito por Mariane, e outros dois elaborados pelas estudantes Caroline Ferreira (“Estou Morrendo Dentro de um Experimento”) e Mariana Souza (“A Câmara Escura”).

O fotolivro também é constituído por 30 fotografias. “Aqui se faz um convite para, através da imagem, externar o olhar para o íntimo e para a ordinária rotina das relações de espaço, tempo e paisagem, explica Mariana.

O lançamento do fotolivro é o primeiro encontro de 2021 proposto pelo Núcleo de Fotografia. “Convidamos a todes para estarem conosco durante esse momento especial que reverbera nossas experimentações e práticas artísticas coletivas”, ressalta Mariana. Depois desse evento, estão previstos outros encontros virtuais do grupo que ocorrerão quinzenalmente todas as segundas-feiras à noite.

No evento, o público conhecerá mais sobre os processos de construção dos textos e de elaboração do material.

Para ter acesso ao link da sala, é preciso fazer uma solicitação pelo e-mail nucleofotouergs@gmail.com

Ficha Técnica:

Fotolivro - Morando dentro de um experimento.

Ano 2020

Texto - Apresentação Mariane Rotter

Texto - Estou morando dentro de um experimento por Caroline Leite Ferreira

Texto - A câmara escura por Mariana Souza

Fotografias:  

Mariane Rotter  

Ana Carolina Cecchin Chini

Mariana Souza de Jesus  

Átila Alexius

Caroline Leite Ferreira  

João André Motta  

Deisi Camara do Nascimento

Gisele Soares

Luelle Vanessa Arnhold  

Rulyan da Silva Flores  

Larissa Borges Ferreira

Loriana Iung  

Raphael Junior Almeida Batista

Diagramação - Loriana Iung

MAIS NOTÍCIAS