Notícias


Prefeitura de Rio Grande iniciou a divulgação de série de postagens sobre Transtorno do Espectro do Autismo

M-Chat, um instrumento de identificação precoce do TEA
09/05/2021 Texto e foto: Prefeitura de Rio Grande

A Prefeitura de Rio Grande iniciou uma série de postagens com o objetivo de abordar alguns dispositivos legais sobre o Transtorno do Espectro do Autismo.

E para dar início a esta sequência, nesta quinta-feira vamos falar do M-Chat, um instrumento de identificação precoce do TEA recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

O diagnóstico precoce do transtorno é considerado pela pelas pesquisas uma das partes mais significativas do processo, pois acompanhamento especializado desde os primeiros anos pode amenizar significativamente os sintomas e reduzir em até dois terços os custos dos cuidados ao longo da vida.

O teste é composto por 23 questões do tipo sim/não, que devem ser respondidas pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que estejam acompanhando o filho em uma consulta pediátrica.

A avaliação pela M-CHAT é obrigatória para crianças em consultas pediátricas de acompanhamento realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Lei 13.438/17.

Caso você suspeite de comportamentos do seu filho, peça ao pediatra para aplicar o teste e busque um especialista, se necessário. Quer saber mais?

Entenda melhor sobre o teste através do site da ONG Autismo e Realidade
https://autismoerealidade.org.br/.../o-que-e-a-escala-m.../

MAIS NOTÍCIAS