Notícias


PRF realiza ações dentro da campanha Maio Amarelo, em São Leopoldo

Movimento conta com a participação do Poder Público e da sociedade em prol de um trânsito mais seguro
09/05/2021 Texto e foto: PRF
Anterior Próximo

Durante o mês de maio, a Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul realizará atividades alusivas ao “Maio Amarelo”.

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, cuja primeira edição ocorreu em 2014. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” e que foi reiterada pela Declaração de Estocolmo e decretada para mais uma década, de 2021 a 2030.

As ações têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o mundo. Elas serão intensificadas nesse período, quando o "Sinal Amarelo" permanecerá aceso na busca da conscientização para um trânsito mais seguro. Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito. Esse é o slogan da Campanha Maio Amarelo 2021.

A PRF fará parte dessa ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Com campanhas educativas e de conscientização na imorensa e nas redes sociais, tendo como foco a educação para o trânsito durante as fiscalizações nas BRs de todo o Brasil, o órgão irá colocar em pauta o tema segurança viária, e pretende mobilizar a sociedade buscando o envolvimento dos mais diversos segmentos.

Dando início ao Maio Amarelo, na tarde desta quinta-feira, 6, a PRF realizou ação educativa com motoristas de caminhão, na BR 116 em São Leopoldo.

No tempo da fiscalização dos documentos, foram explanadas questões relativas aos fatores de risco no trânsito que envolvem alguns equipamentos obrigatórios, sistemas de iluminação, bem como o tempo de direção, tacógrafo e exame toxicológico. Procurou-se também sensibilizá-los sobre a relevância do motorista de caminhão como ator para um trânsito mais seguro.

MAIS NOTÍCIAS