Notícias


Categorias de Base, do Grêmio, fecham parceria com a plataforma de realidade virtual Rezzil

Ferramenta será usada para complementar a formação dos jovens atletas
07/05/2021 Ascom Grêmio – Foto: Divulgação

As categorias de base do Tricolor fecharam uma nova parceria tecnológica para agregar ao desenvolvimento dos jovens atletas no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A plataforma de realidade virtual Rezzil passa a ser utilizada na complementação dos trabalhos diários das comissões técnicas nas seis categorias.

Com uma vasta utilização em diversos clubes do mundo, em especial por clubes da Premiere League até pelo fato da matriz da empresa ser localizada em Manchester, também muito usada pelos clubes da Major Legue Soccer, nos Estados Unidos, a plataforma passa a ser parceira do Grêmio como o primeiro clube do Brasil a utilizar esta tecnologia.

"Estamos adquirindo essa nova ferramenta no mercado nacional para explorar da melhor maneira possível o desenvolvimento integral dos nossos atletas. O uso da tecnologia agregada ao futebol pode proporcionar novos dados para a uma avaliação ainda mais assertativa dos garotos", disse o Coordenador Geral das Categorias de Base, Francesco Barletta.

O Indicador Rezzil é uma plataforma de desempenho cognitivo que mede as capacidades dos jogadores. Uma série de exercícios são projetados para simular extrema pressão do jogo e obter respostas apropriadas, em um ambiente de realidade virtual. Parâmetros como velocidade de decisão, memorização de trabalho, consciência espacial, percepção de profundidade, concentração e agilidade são mensurados em cada sessão programada.

Visão do ambiente virtual

Na parte da reabilitação dos atletas que estão em fase final de recuperação de lesões e tem restrições para ter contato com a bola, o trabalho virtual não gera nenhum impacto de articulações e o tempo de bola é o mesmo do praticado normalmente.

No que diz respeito ao treino físico e cognitivo ele poderá ser utilizado de diversas maneiras para o desenvolvimento de habilidades dos atletas, desde trabalhos de dessensibilização até buscando corrigir alguma carência técnica que o sistema possa apresentar para as comissões técnicas.

"É com uma grande satisfação que iniciamos esta parceria com o Grêmio, já tínhamos acompanhado algumas iniciativas pioneiras do Grêmio e imaginávamos que poderia ser uma excelente porta de entrada para o mercado brasileiro, tendo em vista que o Clube figura entre os grandes campeões do Brasil e da América do Sul.

Hoje a base gremista irá contar com uma ferramenta de desenvolvimento que está sendo usada pelos grandes clubes europeus ha mais de 3 anos", comentou o representante comercial da Rezzil no Brasil, Rafael  Sfreddo.

A plataforma passará a ser usada pelas comissões técnicas à partir da próxima semana, em Eldorado do Sul.

MAIS NOTÍCIAS