Notícias


Feira Municipal do Morango é inaugurada em Pelotas

Até o dia 17 de novembro, diversos pontos da cidade, no Centro e nos bairros, contarão com vendas da sem intermediários
02/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

A sexta-feira, 1º de novembro, marcou a abertura da Feira Municipal do Morango em Pelotas, que se estende até o dia 17, com bancas instaladas em pontos fixos e unidade itinerante que atenderá os principais bairros.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contempla produtores e consumidores sem a presença de intermediário.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, “a Feira oportuniza ao produtor um ganho justo, além de divulgar o potencial produtivo do Município em relação à cultura e garantir uma fruta de qualidade ao comprador”. Há um rodízio preestabelecido dos agricultores para atuação nas bancas.

O ponto fixo do Largo Edmar Fetter – ao lado do Mercado Central – ficou sob responsabilidade do produtor Mário Rogério Milech, do 6º distrito, Santa Silvana, nesta sexta-feira. Para ele, “a oportunidade da Feira é fundamental para quem faz o cultivo”.

Milech explica que “levar qualidade ao consumidor é um dos objetivos. Classificamos o morango quando o colhemos na lavoura. Depois, quando a fruta é passada para a embalagem, a classificamos novamente. Buscamos padronizar e oferecer o morango em perfeitas condições – bonito, com brilho e sabor. O sistema de embalagem faz a diferença; acaba com a fruta amassada e feia”.

A consumidora Natália Castilhos Pioner aprova a Feira Municipal. “O sistema de venda favorece a relação entre o produtor e o consumidor. Na banca, é possível até adquirir conhecimentos sobre a produção, características do morango e expectativas a respeito da safra. Além disso, não há atravessador. Quem cultiva é quem ganha, e isso é justo.”

> Bancas em pontos fixos

- Largo Edmar Fetter (Mercado Central) – diariamente, até o dia 16. Nos dias 9 e 10, a banca não será instalada, por serem as datas da 3ª Festa Municipal do Morango, na Comunidade Redentor, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas, na Estrada da Gama. No feriado do dia 15 também não haverá comercialização.

- Rua 7 de Setembro esquina General Osório – de segunda a sexta-feira.

- Rua 7 de Setembro esquina 15 de Novembro – de segunda a sexta-feira.

- Rua General Neto esquina Andrade Neves – de segunda a sexta-feira.

- Shopping Pelotas – diariamente.

- BIG – diariamente, à exceção de terça-feira.

- Passeio Ismael Simões Lopes, defronte da praça Coronel Pedro Osório – de segunda a sábado.

- Avenida Adolfo Fetter, no trevo – de segunda a sábado.

- Avenida Dom Joaquim, nas proximidades do Parque Esportivo Gonzaga – sábado e domingo.

> Feira itinerante

- Sábado (2) - Laranjal

- Domingo (3) – Baronesa e Laranjal

- Segundas-feiras (4 e 11) – Terra Nova (Três Vendas)

- Terças-feiras (5 e 12) – Guabiroba

- Quartas-feiras (6 e 13) – Avenida Duque de Caxias

- Quintas-feiras (7 e 14) – Cohab Lindoia

- Sexta-feira (15) – Laranjal

- Domingo (17) – Baronesa

MAIS NOTÍCIAS