Notícias


Aprenda a lavar as mãos corretamente com as dicas do coordenador do curso Técnico em Enfermagem do Senac Saúde

Especialista destaca a importância e o passo a passo de uma boa higienização
04/05/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Na data, são promovidas atividades para conscientizar a todos sobre a importância da higienização das mãos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.  

A higienização revela-se importante barreira para a transmissão da Covid-19, já que uma das principais formas de transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio das mãos.

Entretanto, um estudo feito no Centro Médico da Universidade de Chicago (UCMC), nos Estados Unidos, mostrou que o cumprimento do ritual de higiene das mãos entre a equipe de saúde e o pessoal de limpeza caiu de 100%, em 28 de março de 2020, para 51,5%, em 15 de agosto do mesmo ano. Os resultados foram publicados no dia 26 de abril de 2021, na revista científica Jama Internal Medicine.  

Para o doutor em Enfermagem e coordenador do curso Técnico em Enfermagem do Senac Saúde, Adalvane Nobres Damaceno, a higiene de mãos contribui não só para evitar a transmissão da Covid-19, mas de outras doenças infectocontagiosas, como, por exemplo, a influenza (gripe) e outras infecções virais: herpes, rotavírus, hepatite (neste caso hepatite A), infecções bacterianas causadoras de diarreia, meningites, conjuntivite, etc. "O hábito é uma medida primária, porém, muito importante no controle de infecções", destaca o coordenador.  

O docente preparou o passo a passo de como realizar uma boa higienização das mãos. Confira:

>> Retire todos os acessórios, como anéis, relógios e pulseiras, antes de lavar as mãos;  

>> Molhe as mãos com água corrente limpa, feche a torneira e aplique sabão;  

>> Ensaboe as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboe as palmas, dorso das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os punhos;  

>> Esfregue as mãos de 40 a 60 segundos;  

>> Enxágue bem as mãos em água corrente limpa;  

>> Seque as mãos com uma toalha de papel. Com as mesmas toalhas, feche a torneira.  

Também há a dúvida entre as pessoas sobre a eficácia da água e sabão vs. álcool em gel. O especialista responde: "Ambos têm a mesma eficácia e são alternáveis. A higiene de mãos com água e sabão é recomendada quando há sujeira visível nas mãos, considerando o tempo necessário para cumprir todo processo. Já o álcool em gel, pela praticidade, pode ser utilizado quando não há sujeira visível nas mãos, devendo durar de 20 a 30 segundos, lembrando também de utilizá-lo em todas as áreas das mãos".

MAIS NOTÍCIAS