Notícias


Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dá início à temporada 2021 no sábado, dia 8 de maio

OSPA fará concerto com transmissão ao vivo pelo Youtube
01/05/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) anuncia a abertura da temporada artística 2021 para o sábado, dia 8 de maio. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos serão com grupos de câmara, levando um número reduzido de instrumentistas à Sala de Concertos da Casa da OSPA, e serão transmitidos ao vivo, sempre aos sábados, às 17h, pelo canal do Youtube da orquestra. Ainda não há previsão de retorno do público presencial.

Para marcar a abertura da temporada, o maestro Evandro Matté convida o público para um bate-papo nesta segunda-feira, 3 de maio, às 19h, no Instagram da OSPA. O regente e diretor artístico da orquestra conversa com a pianista Olinda Allessandrini sobre o concerto do dia 8 de maio e também traz novidades sobre o Complexo Casa da OSPA.

Depois da abertura da Sala de Concertos, em março de 2018, a sede da orquestra segue em construção nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre.

A estreia da temporada neste sábado, dia 8 de maio, às 17h, traz um repertório de compositores franceses. O concerto começa com as obras “Ballade”, de Eugène Bozza (1905-1991) e “A La Manière de Schumann”, de Jean Michel-Defaye (1932-). As peças serão executadas em dueto, pelo trombonista da OSPA, José Milton Vieira, e pelo pianista convidado Paulo Bergmann.

O destaque do programa é o compositor Camille Saint-Saëns (1835 – 1921), cujo centenário da morte tem sido lembrado no mundo todo. Dez músicos, incluindo dois pianistas (Olinda Allessandrini e Paulo Bergmann) executarão “O Carnaval dos Animais”.

Saint-Saëns compôs a obra em 1886 como uma brincadeira para divertir seus amigos. Os instrumentos aludem a diferentes animais, o que frequentemente associa a obra ao repertório infantil. No entanto, esta não era a intenção do compositor: os animais são uma sátira a personalidades da sociedade francesa. O autor só apresentou o trabalho duas vezes, por medo que prejudicasse a sua carreira. Após a sua morte, “O Carnaval dos Animais” veio a público em 1922 e se tornou uma das obras mais populares de Saint-Saëns, presente nas trilhas sonoras de filmes como “Fantasia 2000” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da Temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Live de lançamento da temporada 2021

Quando: segunda-feira, 3 de maio de 2021, às 19h

Onde: ao vivo, pelo perfil da OSPA no Instagram


Concerto de abertura da temporada 2021 – SAINT-SAËNS 100 ANOS

Quando: 8 de maio de 2021, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal da OSPA no Youtube

Programa:

Eugène Bozza (1905-1991)

“Ballade”


Jean Michel-Defaye (1932-)

“A La Manière de Schumann”

Duo:

Trombone | José Milton Vieira

Piano | Paulo Bergmann

Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)

“O Carnaval dos Animais”

I. Introdução e Marcha Real do Leão

II. Galos e galinhas

III. Asnos Selvagens

IV. Tartarugas

V. O Elefante

VI. Cangurus

VII. Aquário

VIII. Personagens de longas orelhas

IX. O Cuco dentro da floresta

X. Aviário

XI. Pianistas

XII. Fósseis

XIII. O Cisne

XIV. Final

Grupo:

Violino 1 | Leonardo Bock

Violino 2 | Bruno Esperon

Viola | Gabriel Polycarpo

Cello | Rodrigo Alquatti

Contrabaixo | Rafael Figueiredo

Flauta | Silas Paulino de Souza

Clarinete | Diego Grendene

Percussão | Douglas Gutjahr

Piano 1 | Olinda Allessandrini

Piano 2 | Paulo Bergmann

Direção Artística:

Evandro Matté

Apresentação:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

MAIS NOTÍCIAS