Notícias


Projeto de la mancha nos céus inicia sua circulação de forma virtual

Uma das obras mais célebres da literatura mundial “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel de Cervantes é exibida ao público infanto-juvenil pelo canal do Youtube
24/04/2021 Por Rococó Produções – Foto: Divulgação

O projeto “De La Mancha Nos CEUs” proposto pelo artista Henrique Gonçalves contemplado no edital SEDAC - 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas através da Lei Federal 14.017/2020 – Aldir Blanc inicia suas atividades.

Em um formato totalmente especial criado para o ambiente virtual o grupo exibirá o espetáculo que conquistou o Prêmio CENYM de teatro 2020 “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão”, além da exibição do espetáculo o  grupo também promoverá oficina de Teatro, oficina de Dança e Musicalização, acessibilidade em LIBRAS, além de um bate-papo com os espectadores após cada uma das ações.
 
“Tivemos de nos reinventar, pois a arte não pode parar, repensamos todo o nosso projeto para o formato virtual regravando o espetáculo com uma proposta estética mais voltada ao audiovisual e o mesmo aconteceu com as oficinas culturais. Esperamos que todos aproveitem os conteúdos abordados e a temática tão relevante aos tempos atuais” afirma Henrique.”
 
Mantendo o escopo do projeto que era realizar as ações presenciais em 7 Praças CEUs – (Centros de Artes e Esportes Unificados) do RS, o grupo optou por manter a parceria com os centros e privilegiar as 7 cidades nas ações agendando grupos escolares e comunidades das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana.
 
A encenação criada no ano de 2019, já recebeu 8 prêmios nacionais de teatro, incluindo o Prêmio CENYM 2020, retrata uma das mais importantes obras da Literatura Mundial, “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão” subverte a tradicional estética da contação de histórias e se vale de teatro, dança, música e flamenco para discutir temas como a amizade e a lealdade, as relações de poder e a imaginação através da leitura.

Com um afiado elenco composto por  Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, que vivem, respectivamente, Dom Quixote e Sancho Pança, o espetáculo atravessa todas as gerações de espectadores, sugerindo muitas camadas de interpretação e convidando adultos e crianças para celebrarem de um mesmo espetáculo através de uma abordagem de linguagem não-violenta com o tempero principal do humor e da diversão.

Enriquecido por uma longa pesquisa na cultura Flamenca, estão presentes no espetáculo, os palmeios, os “pitos”, a percussão corporal e os sapateados que são valorizados pela Trilha sonora original de Pedro Borghetti que nos leva até a Espanha em seus ritmos como as tradicionais “sevilhanas” e “bulerias”.  

A região de La Mancha e os povoados de Albacate, Cuenca, Ciudad Real, Toboso e Toledo são recriados pela cenografia, iluminação e adereços do artista Roger Santos, em seus tons de sépia em referência a uma terra seca e poeirenta do centro da Espanha.

Ao longo dos 45 minutos de espetáculo, com indicação etária livre, todas essas questões se apresentam emolduradas por elementos de linguagem visual de rara elegância  em um projeto que se dedica a dialogar com o público infantil-juvenil e adulto, introduzindo uma estética um pouco mais elaborada e reforçando o convite a consumir teatro e leitura ao longo da vida.
 
Sobre a Rococó - Criada em 2015 pelos artistas Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, a produtora Rococó Produções Artísticas e Culturais completa 5 anos de atividades em 2020, e vem se destacando pela concepção e produção de espetáculos que mesclam diferentes linguagens artísticas, estabelecendo uma importante pesquisa em dramaturgia e linguagem cênica para o público infanto-juvenil. As montagens do grupo têm como marca fundamental a fusão de diferentes artes como princípio narrativo, promovendo nos palcos o encontro do teatro com a dança, a música e a contação de histórias. Além de Guilherme e Henrique, que assinam a direção artística e produção geral da Rococó, o grupo conta com a presença importante de Roger Santos na iluminação, e Assistência de Produção compondo o quadro fixo de artistas do Grupo.
 
SERVIÇO:
 
Plataforma Youtube: Canal Rococó Produções
https://www.youtube.com/channel/UCCqKEOpVPJALIYLmuhKDJyg
 
Datas e Horários das transmissões ao vivo:
 
22/04
 
08h00  /  09h10  /  10h30  /  13h00  /  14h10  /  16h40
 
23/04
 
08h00  /  09h10  /  10h30  /  13h00  /  14h10  /  16h40
 
26/04
 
08h00  /  09h10  /  10h30  /  13h00  /  14h10  /  16h40
 
27/04
 
08h00  /  09h10  /  10h30  /  13h00  /  14h10  /  16h40

MAIS NOTÍCIAS