Notícias


Audiência pública, nesta sexta, dia 23 de abril, às 18h, discutirá o futuro do Banrisul

Já confirmaram presença os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o ex-presidente da Assembleia, Vieira da Cunha
22/04/2021 Por Marcela Santos – Foto: Divulgação

Para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 280/2019 e a privatização do Banrisul, a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia, o Sindicato dos Bancários e a Fetrafi realizarão audiência pública virtual nesta sexta-feira, dia 23 de abril, às 18h.

O DIEESE fará uma avaliação do último balanço do Banrisul. Já confirmaram presença os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o ex-presidente da Assembleia, Vieira da Cunha, o vereador e líder da oposição em POA, Pedro Ruas, deputados estaduais e federais. O debate será transmitido nas redes sociais dos promotores do evento.

O presidente da Frente, deputado estadual Zé Nunes (PT) considera a PEC 280, que retira da Constituição do Estado a necessidade de plebiscito para a desestatização de empresas públicas e sociedades de economia mista gaúchas, um retrocesso.

“As privatizações já mostraram que, além de não resolverem os desajustes das finanças públicas, também não melhoram os serviços prestados. Entre os principais problemas observados durante a gestão privada estão o não cumprimento de investimentos previstos em contrato, a queda na qualidade do serviço, a falta de transparência e o aumento de preços”, alertou.

Para o parlamentar, Eduardo Leite considera a população gaúcha incapaz de opinar sobre seu patrimônio. “É um governador antidemocrático e que, aproveitando-se do pior momento da pandemia, acelera sua agenda de ataques ao serviço e ao servidor público, na tentativa de se apresentar ao mercado como seu representante, seu subordinado, seu submisso”, criticou.

Segundo Zé Nunes, a Frente seguirá vigilante e ativa a todos os movimentos e tentativas de desmonte do banco. “Os gaúchos merecem respeito. Somos contrários à privatização do Banrisul, que é estratégico para nosso Estado”, completou.

MAIS NOTÍCIAS