Notícias


Com dúvidas sobre o ensino a distância? Entenda como são as aulas dos técnicos EAD no Senac Rio Grande

Inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de abril
22/04/2021 Usine de Notícias - Foto: Divulgação Senac-RS

Para quem precisava de qualificação ou estava em busca de emprego durante a pandemia, o EAD foi fundamental. Em 2020, os cursos técnicos EAD do Senac tiveram um crescimento de 33% no número de novos alunos, passando de 20,1 mil novos alunos no ano.

E para quem quer ingressar em um curso nessa modalidade, até o dia 26 de abril, o Senac Rio Grande inscreve para técnicos EAD em áreas como Gestão, Design, Informática, Ambiente, Segurança e Comércio.

E se você está pensando em fazer um curso a distância, mas tem dúvidas sobre essa modalidade, o diretor do Senac EAD, Giancarlo Giacomelli, esclarece as principais dúvidas. Confira abaixo:  

Qual o diferencial da metodologia dos cursos técnicos EAD do Senac-RS?  

Há o destaque para o fato de ter tutores on-line que respondem as dúvidas e corrigem as atividades dos alunos em até 24 horas. A proposta é encarar a tecnologia como mediadora, mas o aluno segue tendo um professor de verdade do outro lado. O foco da metodologia é de que a educação é sempre um humano ensinando outros humanos.  

Qual a plataforma utilizada nos cursos?  

Utiliza-se a Blackboard, hoje, uma das três principais plataformas educacionais do mundo, usada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo. É um dos ambientes educacionais mais seguros (com três servidores em diferentes continentes) e robustos do mercado.  

Como acontecem as aulas?  

Não há aulas ao vivo. Os conteúdos e atividades do curso estão disponíveis para o aluno e ele próprio organiza seus estudos com os prazos definidos para entrega das atividades. Entende-se que uma das maiores forças do EAD é a flexibilidade de local e de horário, e quando se utiliza das aulas ao vivo, obriga-se o aluno a estar disponível naquele horário, anulando, assim, um dos principais benefícios da modalidade.  

Os cursos são totalmente a distância?  

A grande maioria, com algumas exceções como o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que tem algumas atividades de simulação presenciais.  

O aluno pode frequentar o Senac Rio Grande durante as aulas EAD?

O aluno que está matriculado em qualquer região do país pode utilizar a estrutura do Senac para eventualmente tirar dúvidas e utilizar a biblioteca, além de participar das atividades da escola.  

Como é o suporte ao aluno?  

Um curso a distância de qualidade (como os ofertados pelo Senac) possui tutor ativo e acompanhamento constante do desempenho do aluno, além do contato virtual entre colegas para trabalhos e discussões. Na turma EAD, há estudantes de diversas cidades e até de regiões diferentes do País. Um dos grandes ganhos da educação a distância é não estar sozinho e estar em uma turma diversa, com pessoas de lugares diferentes e experiências distintas.  

Quais os requisitos para se inscrever em um curso técnico EAD?  

O aluno deve ser maior de 16 ou 17 anos – dependendo do curso – e deve estar cursando ou concluído o ensino médio na data de conclusão do curso técnico, caso ainda esteja cursando.  

O diploma/certificado é válido?  

Todos os cursos são autorizados pelo MEC e reconhecidos pelos conselhos respectivos como o CRECI, no caso do curso Técnico em Transações Imobiliárias. Não há distinção entre as modalidades, e os diplomas têm o mesmo valor. Aliás, sequer é mencionado no diploma se o seu curso foi presencial ou EAD. Da mesma forma, ocorre com os demais documentos que comprovam a conclusão do curso como histórico escolar, certificado provisório ou declaração de conclusão.  

Como os interessados podem procurar o curso e realizar a inscrição?    

Adequados às exigências do mundo profissional, os cursos técnicos estão focados em proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho, além de garantirem flexibilidade para que o aluno estude onde e quando quiser.  

Mais informações sobre os cursos técnicos EAD do Senac Rio Grande podem ser encontradas no site www.senacrs.com.br/riogrande, ou obtidas pelo WhatsApp (53) 98405-2008.

MAIS NOTÍCIAS