Notícias


Músico César Oliveira assume gabinete na Casa Civil

César Oliveira também é presidente em exercício do Movimento Tradicionalista Gaúcho
19/04/2021 Por Daiana Silva / Jornalista – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A posse do Adido Cultural do Rio Grande do Sul, o cantor e compositor César Oliveira, ocorreu no Palácio Piratini e contou com as presenças do governador Eduardo Leite; da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo; do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini; e do deputado federal Lucas Redecker.

O título de Adido Cultural foi criado inicialmente para nomear um representante da Cultura do estado no Brasil e no exterior. No entanto, essa função se tornou mais abrangente. César Oliveira, que também é presidente em exercício do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), assume o gabinete na Casa Civil com o propósito de dar assistência aos setores ligados à Cultura, ao Desenvolvimento e ao Turismo; além de fortalecer a Cultura Regional Gaúcha.

Segundo César, um dos focos do trabalho é aproximar a Cultura do Rio Grande do Sul dos jovens, inclusive com ações dentro das escolas. “Também queremos que a cultura regional dialogue com os demais setores para que seja possível desenvolver o Turismo Cultural. Então, o objetivo é fortalecer e fomentar o setor como um todo”, ressalta.

Como Adido, César pretende ainda inserir o tradicionalismo no Turismo. Para isso, já está realizando reuniões com o recém empossado secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini. Ele cita como exemplo os CTGs que possuem um grande potencial para fornecerem atrações aos turistas que visitam o estado, através da dança, do canto, da declamação e das atividades campeiras.

Outra importante missão é a luta pelo tombamento da Cultura Gaúcha como Patrimônio Imaterial do Brasil. “Com o tombamento teremos uma maior facilidade de captar apoio e recursos financeiros. Por exemplo, se alcançarmos este objetivo as empresas que investirem na lei federal de Incentivo à Cultura não precisarão depositar uma contrapartida à União. Elas poderão abater no Imposto de Renda a totalidade dos valores investidos”, explica.

Ao blog Repórter Farroupilha, o governador Eduardo Leite falou da importância de haver uma ponte entre o governo e a Cultura Gaúcha para fortalecer o turismo e desenvolver novas rotas. "A função do César será, justamente, de atuar transversalmente como elo entre o governo e suas diversas políticas e o movimento tradicionalista", afirmou Leite.

César Oliveira reforça que seu gabinete está à disposição das entidades tradicionalistas e demais produtores e fomentadores da Cultura para esclarecer dúvidas e encaminhar demandas. O telefone de contato é (51) 3210-4405 (ramais 4360 e 4366) e o e-mail é cesaroliveira@casacivil.rs.gov.br.


MAIS NOTÍCIAS