Notícias


Pequenos produtores serão excluídos com as novas regras para a produção e transporte do leite

Temperatura máxima que o leite pode chegar ao estabelecimento industrial passou de 10°C para até 7°C
30/10/2019 Ascom Gabinete do Deputado Estadual Zé Nunes – Foto: Couleur por Pixabay / Divulgação

O coordenador do Grupo de Trabalho do Leite da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Nunes (PT), criticou o anúncio do governo federal sobre aumento das exigências para os produtores sem oferecer condições para adaptação às novas regras.

De acordo com as regras ainda em vigor, a temperatura máxima que o leite podia chegar ao estabelecimento industrial era de até 10°C. Agora, a nova legislação determina a temperatura máxima de 7°C.

“Diferença suficiente para excluir milhares de pequenos e médios produtores. Muitos deles moram em regiões distantes, devido ao tempo necessário para transportar o produto, e nem teriam condições de investir em novos equipamentos de refrigeração”, avaliou.

Segundo o parlamentar, a falta de recursos públicos, de linha de crédito somado às novas regras vai enfraquecer ainda mais a cadeia leiteira gaúcha. “Já perdemos a condição de segundo maior produtor do Estado para o Paraná. O número de produtores de leite gaúchos que têm abandonado o trabalho só cresce”, alertou. Segundo a Emater (RS), em torno de 35 mil agricultores familiares deixaram de produzir leite no Estado nos últimos quatro anos.

A atividade leiteira envolve grande número de pessoas e faz girar a economia dos municípios, principalmente os pequenos. A desistência da atividade acaba afetando toda a economia local e regional. Zé Nunes lamentou ainda que o Governo do Estado não tenha apresentado uma política para a cadeia do leite.

“Nada fez até agora para evitar o abandono de milhares de pequenos produtores da atividade do leite. Temos que cobrar do alternativas para sair da crise financeira, e a produção do leite é uma ótima oportunidade, mas para isso, precisamos reforçar as pequenas e médias cooperativas. Precisamos preservar esta possibilidade de produção”, avaliou.

MAIS NOTÍCIAS