Notícias


Casa de Cultura Mario Quintana apresenta visões de cineastas Mbyá Guarani no Mês da Visibilidade Indígena

Patrícia Ferreira Pará Yxapy, do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, participa da live do 21 de abril
17/04/2021 Ascom CCMQ / Edição: Secom – Foto: Divulgação

No mês de abril, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) tem programação especial voltada à visibilidade dos povos nativos e suas culturas. As primeiras atividades são duas lives com cineastas Mbyá Guarani, que integram a mostra Tela Indígena e o projeto Mborayvu: imagens e mensagens indígenas para a cidade.

No dia 21 de abril, a conversa é com Vherá Xunu e Patrícia Pará Ixapy Ferreira, do Coletivo Mbya Guarani de Cinema. No dia 22, a troca de ideias fica por conta de Gerson Gomes Karaí e Pará Reté. Em ambas as datas, as lives acontecem às 20h pelo perfil da CCMQ no Instagram.

Vherá Xunu, indígena Mbya Guarani, foi convidado, em 2016, a fazer parte do grupo de Comunicadores Mirim da Comissão Yvyrupa, no qual trabalhou durante três anos divulgando, fotografando e filmando eventos Guarani. Seu primeiro filme é Perigo na mata (2016), e seu lançamento mais recente, O despertar do divino sol (2019), ambos curtas-metragens.

Patrícia Ferreira Pará Yxapy integra o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, que desde 2007 reúne cineastas que usam a linguagem do audiovisual como expressão artística e política. As produções são exibidas em festivais e exposições nacionais e internacionais. Atualmente, além de Patrícia Ferreira Pará Yxapy, o coletivo conta com os realizadores Ariel Kuaray Ortega e Aldo Kuaray Ferreira.

Gerson Gomes Wherá é um dos criadores do coletivo audiovisual de jovens Mbyá-Guarani Comunicação Kuery, formado em outubro de 2012, a partir da necessidade apontada pelas lideranças indígenas de registrar a vida e o cotidiano nas aldeias. Desde então, o coletivo realiza documentários e vídeos que buscam dar mais visibilidade ao povo Guarani.

Pará Reté é uma indígena Mbya Guarani de 14 anos, que iniciou a trajetória no audiovisual como fotógrafa da 3ª Mostra Tela Indígena (2018). Em 2019, gravou seu primeiro curta-metragem Kyringue Rory’i: o sorriso das crianças.

CONVERSAS NA CASA COM CINEASTAS MBYÁ GUARANI

21 de abril (quarta-feira) – Vherá Xunu e Patrícia Pará Ixapy Ferreira

22 de abril (quinta-feira) – Gerson Gomes Karaí e Pará Reté

Horário: 20h

Onde: perfil da CCMQ no Instagram: @ccmarioquintana

MAIS NOTÍCIAS