Notícias


Volume de chuva é três vezes maior do que a média mensal, em Pelotas

Em outubro, a precipitação na cidade chega a 347 milímetros, enquanto o normal é de 104
30/10/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães – Foto: Divulgação/SQA

O volume de chuva registrado em Pelotas afeta a rotina da população. Na quarta-feira, dia 30 de outubro de 2019, levantamentos realizados pelo Poder Público apontaram impossibilidade de funcionamento de quatro escolas, comprometimento do expediente de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), interrupção de estradas, transbordamento de arroios e interdição de pontes.

Em outubro, até o momento, as precipitações superaram o triplo da média mensal. A Defesa Civil informa que choveu 347 milímetros em 30 dias, enquanto a média é de 104. Somente entre a noite de terça-feira (29) e esta manhã, foram 55 milímetros.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira foi submetida à manutenção. Por conta das ações técnicas do Sanep, partes do bairro Fragata, como Vila Aurora, avenida Duque de Caxias e Simões Lopes tiveram o abastecimento de água interrompido. Todas as casas de bombas da cidade prosseguiram com desempenho a pleno.

A Defesa Civil não recebeu nenhum chamado de ajuda ou remoção de moradores até o meio-dia. Equipe continua alerta e integrada ao trabalho realizado por secretarias municipais e segue à disposição da população. O telefone de contato é o 153.

Escolas sem aulas

Quatro escolas da rede municipal de ensino tiveram as aulas suspensas nesta quarta-feira (30) em razão de falta de energia elétrica e bloqueio de estradas, decorrentes do excesso de chuvas. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) informa que duas unidades estão localizadas na zona rural – a Waldemar Denzer, no 4º distrito, Triunfo, e a Bruno Chaves, Passo da Micaela, 9º distrito, Monte Bonito – e duas no Balneário dos Prazeres: a de Educação Infantil Oswald de Andrade e a de Ensino Fundamental Luiz Augusto Assumpção. As demais funcionam normalmente.

Unidades de Saúde

Três UBSs tiveram o funcionamento comprometido devido ao excesso de chuvas: Dunas, Navegantes e Laranjal. Pela manhã, de acordo com a Secretaria de Saúde (SMS), o expediente foi limitado. À tarde, a tendência é de fechamento, caso persista a chuva.

Situação na colônia

Praticamente todos os distritos sofreram as consequências das precipitações intensas e das descargas elétricas. As administrações distritais continuam mapeando as áreas mais atingidas e sinalizam bloqueios totais ou parciais para o deslocamento em pontos críticos.

Estradas e pontes bloqueadas

> 3º distrito, Cerrito Alegre – bloqueadas as estradas das colônias Py Crespo, Osório e La Quintinie.

> 4º distrito, Triunfo – Ponte dos Primos interrompida.

> 5º distrito, Cascata – bloqueada a estrada da divisa com Morro Redondo.

> 6º distrito, Santa Silvana – bloqueada a estrada do Moinho. Queda de árvores na localidade já foi solucionada. Equipes da SDR removeram troncos e galhos.

> 7º distrito, Quilombo – bloqueada estrada do Andrade.

> 9º distrito, Monte Bonito – bloqueada a estrada do Passo do Pilão e interditada a ponte.

Ações imediatas

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) mantém as administrações regionais articuladas nos trabalhos de abertura de “sangrias” – valas para escoamento – no leito de vias não pavimentadas onde há acúmulo de água.

Além disso, atua em desobstruções de valetas e bueiros, nos quais existe concentração de lixo, galhos e vegetação impedindo a fluidez da água. Por questões de segurança, equipe técnica realizou vistoria nas pontes da área urbana. Nenhum comprometimento foi constatado.

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) seccionou tronco e galhos, a fim de retirá-la, da árvore caída na área da UBS Barro Duro na própria terça-feira, tão logo a CEEE os afastou da rede elétrica. A árvore que tombou na rua Frontino Vieira, no bairro Fragata, também foi cortada em pedaços para remoção.

MAIS NOTÍCIAS