Notícias


Escola de Música da OSPA anuncia oito masterclasses gratuitas on-line que ocorrem de 31 de maio a dezembro

Inscrições para o processo de seleção podem ser feitas de 19 a 30 de abril pelo site da orquestra
15/04/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) tem boas notícias para quem busca aprimorar as habilidades com instrumentos musicais. Na próxima segunda-feira (19/4) serão abertas as inscrições para oito masterclasses gratuitas on-line que ocorrem de 31 de maio a dezembro.

Ao todo, 40 vagas serão oferecidas nas seguintes modalidades: viola de arco, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, tuba e eufônio e caixa clara e ritmo.
 
As aulas, com duração de duas horas e frequência quinzenal, serão ministradas pelos professores da Escola, que também são músicos da OSPA. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter no mínimo 14 anos, possuir o instrumento pertinente à vaga e conhecimento musical prévio, além de estar comprovadamente matriculado no Ensino Regular ou ter concluído o Ensino Médio. O processo de seleção inclui o envio de um vídeo no qual o candidato executa uma obra de livre escolha.
 
Sob coordenação de Diego Grendene de Souza, a Escola da OSPA deu início ao seu ano letivo em 8 de março, oferecendo aulas e palestras on-line com músicos renomados. “A modalidade on-line está sendo adotada em função da pandemia, mas também pode ser uma maneira de, no futuro, a Escola ampliar seu atendimento para alunos que não moram na região metropolitana de Porto Alegre”, explica Diego Grendene.
 
Sobre a Escola de Música da OSPA
 
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
 
Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Todos os professores são instrumentistas da OSPA. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, como a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, a Banda Sinfônica da Escola da OSPA, regida por Wilthon Matos, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da OSPA na Comunidade”, que leva recitais de alunos a lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e  projetos que promovem apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS e no Instituto Goethe.

A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.
 
Escola de Música da OSPA – Seleção de Novos Alunos para Masterclasses On-line
Inscrições, matrículas e aulas gratuitas
Período de inscrições: do meio-dia de 19 de abril até as 18h de 30 de abril pelo formulário disponível em bit.ly/escolaospa_masterclass2021
Período de aulas: de 31 de maio até o fim do ano letivo, em dezembro
Edital disponível em ospa.org.br/educacao/escola-de-musica
Mais informações: escolademusica.ospa@gmail.com

MAIS NOTÍCIAS