Notícias


Apenas fiscais de trânsito e examinadores do DetranRS recebem vacina contra Covid-19

São 191 pessoas, o que corresponde a 26,5% do quadro da autarquia
13/04/2021 Ascom DetranRS / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Diante de informações equivocadas espalhadas na internet, o DetranRS esclarece que serão vacinados contra a Covid-19 apenas os fiscais de trânsito e os examinadores de trânsito. São 191 pessoas, o que corresponde a 26,5% do quadro da autarquia. Demais servidores do DetranRS não estão contemplados nesse calendário de vacinação da Segurança Pública, e serão vacinados conforme cronogramas para a população em geral.

Os fiscais de trânsito que atuam nas operações da Balada Segura realizam, além das ações de fiscalização de trânsito, medição de temperatura dos motoristas, participam da Operação “Te Cuida RS”, orientam como se prevenir contra a doença e fazem a verificação e o controle de medidas sanitárias.

Os examinadores de trânsito aplicam as provas de direção necessárias para a obtenção da CNH, viajando por todo o estado para avaliar quais candidatos têm condições técnicas de segurança para serem habilitados. Esse grupo de servidores atua monitorando o distanciamento social nos locais de aplicação dos exames, nos termos das normativas estaduais e das recomendações dos órgãos de saúde, solicitando a não permanência de acompanhantes nos locais de provas, evitando aglomerações e realizando a verificação e controle de medidas sanitárias.

Somente entre esses dois grupos de servidores, 28 já tiveram Covid-19. Ambas as atividades se enquadram na Nota Técnica nº 297/2021, emitida pelo do Ministério da Saúde.

O cronograma de vacinação desses dois grupos é o seguinte:

12/4 (segunda-feira) – fiscais/examinadores com 50 anos ou mais
13/4 (terça-feira) – fiscais/examinadores com 40 anos ou mais
14/4 (quarta-feira) – demais fiscais/examinadores (20 anos ou mais)

MAIS NOTÍCIAS