Notícias


Última fase da Operação NPR prende líder de esquema criminoso responsável por desvios de carga

Operação NPR investigou organização criminosa destinada à subtração de cargas de grãos, especialmente de soja
12/04/2021 Texto e foto: Polícia Civil

A Polícia Civil na sexta-feira, dia 9 de abril de 2021, com apoio operacional do Setor de Inteligência do BPChoque de Santa Maria/RS, cumpriu mandado de prisão preventiva em Santa Maria, em desfavor de indivíduo identificado como líder do esquema criminoso desnudado no âmbito da Operação NPR.

A Operação NPR investigou organização criminosa destinada à subtração de cargas de grãos, especialmente de soja. Originalmente calcada em doze fatos, durante as investigações se verificou que a estrutura criminosa pratica este tipo de crime há muitos anos, com inúmeros casos relatados, sempre com o mesmo modos operandi: motoristas de caminhão são aliciados pelo bando, o qual os destina para efetuar carregamentos lícitos de cargas de soja. Após o carregamento, a carga é desviada de seu destino final, sendo efetivada a troca das notas fiscais originais por notas de produtor rural ("frias"), de maneira a conferir licitude à carga e proporcionar posterior revenda a terceiros.

Na primeira fase, em outubro de 2020, foram presos quatro indivíduos, apontados como motoristas de caminhão responsáveis pelos desvios e também pela troca de notas fiscais e sua emissão fraudulenta.

Na segunda fase, em dezembro de 2020, foram presas preventivamente duas pessoas em Iraí/RS, além do cumprimento de mandado de prisão de individuo que ja se encontra recolhido por crime de tráfico de drogas.

Dois indivíduos presos em Iraí possuíam um silo de armazenagem, o qual servia para a troca de caminhões transportadores de soja, bem como da nota fiscal. Ou seja, eram os entrepostos entre a origem licita e o destino final. Já um indivíduo preso em Xanxerê trabalhava em uma oficina de reparos de freios de caminhão e, assim, aproveitava-se para aliciar motoristas de caminhões.

Após mais atos de investigação, foi possível estabelecer com exatidão o funcionamento do esquema e, especialmente, o grande mentor e líder, que apresentava-se com o nome falso de "Alberto" para praticamente todos os demais integrantes do esquema.

Ficou evidenciado que este indivíduo praticava quase todos os atos de execução por telefone, utilizando-se de nome falso e dados cadastrais em nome de laranjas, de maneira que nem mesmo a maior parte dos integrantes da organização conheciam sua verdadeira identidade - sequer mesmo o tinham visto pessoalmente.

Apurou-se que este indivíduo é criminoso contumaz, já praticando tais fatos há, pelo menos, dez anos, sendo inestimáveis os prejuízos com sua conduta, mas que certamente repousam na casa de vários milhões de reais. Ainda, estava em prisão domiciliar justamente pela prática de fatos análogos.

Assim, foi representado e obtido mandado de prisão preventiva contra o indivíduo, residente em Chapecó/SC. Em 17 de março de 2021, foi realizada tentativa de prisão naquela cidade, sendo infrutífera. O foragido, na ocasião, havia deixado o lar dias antes em razão de desentendimento conjugal.

Novas diligências foram efetivadas e lograram êxito em apontar que o criminoso estaria na cidade de Restinga Seca. Na sexta-feira passada, 2 de abril de 2021, foi realizada nova tentativa de prisão.

O alvo, porém, aproveitando-se de seu conhecimento da região, conseguiu empreender fuga por um matagal e não foi encontrado, mesmo com mais de oito horas de buscas. Foi apreendido um veículo FIAT/Toro, com o qual o acusado vinha empreendendo sua fuga.

Na continuidade, através de mais atos de investigação levados à efeito, foi constatado que "Alberto" estaria se ocultando em Santa Maria/RS.

Na data de hoje, foi finalmente cumprido o mandado de prisão preventiva em desfavor deste criminoso, expedido pela Vara Judicial da Comarca de Guaporé/RS, enquanto o suspeito adentrava um estacionamento onde estava o carro que alugara no dia anterior.

Mais informações podem ser obtidas com a Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC / Deic).

MAIS NOTÍCIAS