Notícias


Deputado Marenco entrega doação de sedativos necessários para intubação à Santa Casa de Pelotas

O sedativo é utilizado para garantir a efetividade da ventilação mecânica de pacientes
08/04/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

O deputado Luiz Marenco (PDT) esteve hoje à tarde em Pelotas para entregar à Santa Casa do município 50 ampolas de Midazolam, um sedativo utilizado para garantir a efetividade da ventilação mecânica de pacientes intubados.

A doação foi feita pela prefeitura de Santana da Boa Vista, a pedido do deputado, que reside no município. Sensibilizado pelo desabastecimento que os hospitais do estado estão enfrentando de medicamentos e insumos do chamado “kit intubação”, Marenco procurou propôs à administração municipal de Santana a doação da parte excedente do estoque da prefeitura, o que foi prontamente atendido pelo prefeito Garleno, com a concordância da Câmara de Vereadores. Esta é a segunda leva de medicamentos doada.

Na primeira, ainda em julho passado, foram encaminhadas 55 ampolas de Midazolam à Santa Casa de Rio Grande, uma das unidades filantrópicas referências em atendimento hospitalar da região sul que sofria com a falta do sedativo.

 Como membro titular da CPI que investiga os aumentos de preço de medicamentos e insumos usados no combate à Covid-19, o deputado está acompanhando de perto as dificuldades impostas aos hospitais gaúchos. O próprio Midazolan, por exemplo, é um dos que mais sofreu com o aumento de preços praticados aos hospitais. Uma ampola, que custava em torno de R$ 3,00, agora está sendo vendida por até R$ 30.

 A CPI pretende convocar todos os cerca de 400 hospitais do Rio Grande do Sul, entidades representativas do setor, agentes públicos e a indústria que fornece os medicamentos para apurar o motivo dos aumentos exorbitantes, em alguns casos chegando a 400%, que está gerando desabastecimento dos hospitais.

Como toda Comissão Parlamentar de Inquérito, terá poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e deverá gerar um relatório que poderá, inclusive, encaminhar o enquadramento civil ou penal dos responsáveis.


MAIS NOTÍCIAS